O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Presidente Lula e atuais governadores terão uma semana a mais de mandato

2 de janeiro de 2023 Política
Compartilhar
Lula no Congresso Nacional para posse
Lula terá uma semana a mais de mandato (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Da Folhapress

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores que assumiram os cargos para esta gestão terão mandatos até a primeira semana de 2027.

Isso porque o próximo presidente e o vice eleitos serão empossados em 5 de janeiro de 2027, enquanto governadores e vice-governadores assumirão no dia 6 de janeiro, e não mais no dia 1º. Uma emenda constitucional alterou a data das posses.

A mudança proposta pela PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma eleitoral foi aprovada pelo Senado em 22 de setembro de 2021 e teve como relatora a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

À época, os senadores mantiveram dois pontos aprovados pela Câmara: a mudança na data de posse e a distribuição de verbas entre os partidos políticos. Com isso, passou a valer também a regra de que os votos recebidos por mulheres e negros para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022 a 2030 contarão em dobro para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral.

A alteração na data da posse, no entanto, pode criar impasses, uma vez que o ano orçamentário acaba no primeiro dia de janeiro. Por isso, a nova data valerá apenas em 2027. A expectativa é que até lá seja aprovada uma lei alterando o ciclo do Orçamento.

Essas mudanças eram parte da tentativa do Congresso de emplacar a maior reforma eleitoral e política desde a Constituição de 1988. No entanto, foram aprovadas apenas alterações pontuais.

A ofensiva para alterar parte do arcabouço eleitoral e político do país foi capitaneada pela Câmara, sob o comando do presidente Arthur Lira (PP-AL). Logo que foi eleito, o deputado criou o grupo de trabalho responsável por consolidar toda legislação eleitoral e estabelecer um código unificado. A intenção de Lira era que as mudanças propostas fossem aprovadas a tempo de vigorar para a eleição de 2022.

PEC da reforma eleitoral

Aprovado pelo Senado

– Votos em mulheres e negros contarão em dobro para fins de cálculo do valor do fundo partidário e do fundo eleitoral a partir da eleição de 2022 até 2030

– Constitucionalização da fidelidade partidária: deputados e vereadores perderão o mandato quando se desligarem do partido, exceto nos casos de justa causa e anuência da sigla. Hoje, a regra está prevista apenas em lei

– Posse do presidente da República em 5 de janeiro e de governadores em 6 de janeiro, a partir de 2027. Atualmente, ocorrem no primeiro dia do ano

– Plebiscitos municipais ocorrerão concomitantemente às eleições municipais

Notícias relacionadas

MPAM investigará se há omissão da CMM em cassar o vereador Rosinaldo Bual

Justiça dos EUA aceita AGU como defensora de Moraes em ação de Donald Trump

TRE autoriza candidato a presidente a mudar domicílio eleitoral para o AM

Aleam aprova LDO de 2027 com aumento de recursos para o MPAM

Lula diz que não se candidatou a presidente para fazer coisa para rico

Assuntos governadores, Mandato
Cleber Oliveira 2 de janeiro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

TSE torna inelegível ex-governador de Roraima e cassa mandato do atual

29 de abril de 2026
Voto na urna eletrônica
Política

Onze governadores renunciaram para disputar outros cargos nas eleições

6 de abril de 2026
Senador Jorge Seif gerou gasto público extra ao mudar roteiro de viagem para apoiar Bolsonaro (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Política

TSE rejeita recurso de partidos e mantém mandato do senador Jorge Seif

12 de fevereiro de 2026
Eduardo Braga
Política

Opinião: Um ano de atuação firme em defesa do Amazonas

30 de dezembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?