O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Saiba quais seleções ficaram fora de Copas por guerras e razões políticas

3 de março de 2022 Esporte
Compartilhar
Estádio da Copa do Mundo do Qatar: Rússia foi proibida pela Fifa de disputar o mundial (Foto: Catar/Divualgação)
Da Folhapress

SÃO PAULO – Como consequência da guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia, a Fifa suspendeu a seleção do país de todas as competições internacionais organizadas pela entidade. Dessa forma, a equipe russa não jogará mais a repescagem europeia para a Copa do Mundo no Qatar e está fora do torneio.

O jogo contra a Polônia, pela semifinal, estava marcado para o dia 23 de março. Os poloneses, porém, já haviam dito por meio da federação de futebol do país que não disputariam o duelo.

Caso os russos conseguissem avançar, enfrentariam na decisão por uma vaga o vencedor do confronto entre Suécia e República Tcheca. As duas federações nacionais também haviam definido posição de não jogar com a seleção russa.

Não é a primeira vez que um conflito armado ou político impede a participação de um time no maior palco do futebol. Japão e Alemanha ficaram fora do torneio por causa da Segunda Guerra Mundial, a Espanha também perdeu uma edição em decorrência de uma guerra civil no país, e a África do Sul ficou suspensa por quase 20 anos devido ao apartheid.

Confira essas e outras histórias de países que acabaram impedidos de disputar o Mundial.

Espanha, 1938

A seleção espanhola entrou para a história como o primeiro país a ficar fora de um Mundial por causa de um conflito. Envolvida na guerra civil que terminou com a vitória do ditador Francisco Franco, a Espanha teve sua inscrição rejeitada pela Fifa, embora outra versão aponte que o próprio país tenha desistido de participar das Eliminatórias.

A Áustria, à época ocupada pela Alemanha, até obteve sua classificação para o Mundial, mas acabou impossibilitada de participar do torneio realizado na França.

Já o Japão também desistiu de disputar as Eliminatórias por causa de conflito com a China. Dessa forma, a classificação acabou ficando com as Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia), que se tornaram o primeiro país da Ásia a disputar a Copa do Mundo.

Japão e Alemanha, 1950

Por orientação da ONU (Organização das Nações Unidas), Japão e Alemanha foram suspensos logo após a Segunda Guerra Mundial.

Como a punição começou em 1945 e só terminou em 1950, não houve tempo para os dois países disputarem as Eliminatórias.

Após a Copa do Mundo de 1938, a competição teve um hiato de 1939 a 1945 justamente por causa da Segunda Guerra.

Quando o torneio voltou a ser realizado, o Brasil acabou sendo escolhido como a sede de 1950.

África do Sul, 1966 A 1990

Depois de uma Copa sem restrições em 1962, o Mundial de 1966 marcou o início de uma das mais longas suspensões impostas pela Fifa, quando a África do Sul acabou impedida de disputar o Mundial devido ao regime do apartheid no país.

A nação só voltaria às Eliminatórias na década de 1990, época na qual participou do ciclo para a Copa de 1994.

O regime de segregação racial, contudo, vigorou de 1948 a 1994, período no qual o país chegou a ter quatro federações nacionais. A mais antiga era a Fasa, que só aceitava atletas brancos; a Saifa era composta por jogadores sul-africanos de origem indiana; a SABFA reunia os bantu, pessoas de uma região do país que contava com dialeto próprio; a SACFA era composta por atletas negros.

Em 1992, uma seleção unificada fez seu primeiro jogo oficial. O time só conseguiria sua primeira classificação para o Mundial anos depois, na Copa de 1998, na França.

Irã, 1986

Aproveitando a Revolução Iraniana, que isolou Teerã, o ditador iraquiano Saddam Hussein invadiu a região do Curdistão, na fronteira do Irã, e tomou o controle sobre as duas margens do rio Shatt al-Arab. A guerra terminou em 1988, com a retirada das tropas iraquianas do Irã, a divisão da soberania sobre o rio e a troca de prisioneiros de guerra.

Devido ao conflito, a Fifa decidiu suspender o Irã. Sem especificar os motivos, a entidade optou por não punir o Iraque, que, além de disputar as Eliminatórias, classificou-se para a edição realizada no México.

Iugoslávia e Líbia, 1994

Também acatando recomendações da ONU (Organização das Nações Unidas), a Fifa decidiu suspender a Iugoslávia e a Líbia.
Os iugoslavos não disputaram as Eliminatórias para a Copa de 1994 por causa da Guerra dos Bálcãs, que resultou na morte de mais de 100 mil pessoas.

Já a Líbia passou a ser alvo de um isolamento diplomático depois que, sob administração do ditador Muammar Al-Gaddafi, rompeu com os Estados Unidos e países da Europa em razão de sua política contra Israel.

Notícias relacionadas

Clássico mineiro das quartas de final da Copa do Brasil termina empatado

Corinthians joga mal, perde para o Coritiba e cai na tabela do Brasileirão

Bragantino marca no fim, vence o Grêmio e se aproxima do G-6 do Brasileirão

Bahia vence o Vitória no Barradão pela primeira vez na elite do Brasileirão

Palmeiras goleia o Vasco e abre 6 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão

Assuntos copa do mundo, guerra, razões políticas, Rússia
Murilo Rodrigues 3 de março de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Momento de um dos gols da Espanha: superioridade em campo e classificação às oitavas da Copa (Foto: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

Fifa manda realizar estudo para promover Copa com 64 seleções

31 de julho de 2026
Espanha é a atual campeã mundial . Título foi conquistado com vitória sobre a Argentina (Foto: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

LaLiga critica Copa com 64 seleções e pede saída de Infantino

21 de julho de 2026
Esporte

Espanha x Argentina é 12ª final entre Europa e América do Sul em Copas

19 de julho de 2026
Esporte

Argentina derrota a Inglaterra de virada e vai à final da Copa do Mundo

15 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?