O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Guedes diz que Brasil voltará a crescer, mas em ritmo menor devido à inflação

2 de dezembro de 2021 Economia
Compartilhar
Ministro Paulo Guedes
Ministro Paulo Guedes diz que combate à inflação diminuirá ritmo de crescimento da economia (Foto: Edu Andrade/Ascom-ME)
Por Fábio Pupo, da Folhapress

BRASÍLIA – O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta quinta-feira (2) que o Brasil está propenso a crescer, mas afirmou que o esforço para combater a inflação vai diminuir o ritmo de expansão.

Ele afirmou que os preços têm subido por fatores como a desorganização das cadeias produtivas globais e sugeriu que o Banco Central independente vai controlar os preços por meio dos juros.

“O Brasil vai crescer. Vai crescer um pouco menos, porque vamos estar combatendo a inflação”, afirmou em evento sobre concessões de aeroportos. “O Brasil está condenado a crescer, a pergunta é se vai ter um pouco mais ou menos de inflação. E isso vai depender justamente de como é que a gente vai combater essa inflação”, disse.

“Decretamos um BC independente, a primeira vez que vamos ter um BC independente na eleição. Isso é uma demonstração de compromisso com o avanço institucional do país”, disse, afirmando também que em governos anteriores o patamar dos juros foi falsificado antes das eleições.

“(A inflação) vai ser dominada, vai ser controlada, vai baixar. E o Brasil vai voltar a crescer”, continuou, dizendo que a conversa que dita o contrário é “de maluco”.

A economia brasileira recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2021, frente aos três meses imediatamente anteriores, mostram dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta quinta-feira (2º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse foi o segundo trimestre seguido de retração na atividade.

Economistas têm baixado a previsão para o PIB em 2021 e 2022, mas ainda se dividem sobre a possibilidade de uma retração no ano que vem.

Segundo o levantamento semanal Focus, do Banco Central, os economistas esperam que o PIB cresça 4,78% este ano e 0,58% no próximo, de taxas de 4,80% e 0,70% esperadas antes.

Para Guedes, o fato de a Bolsa ter subido mesmo após a notícia da retração aponta que há aposta no crescimento. “Hoje é um exemplo interessante. ‘Entramos em recessão técnica’. O PIB caiu 0,1% no trimestre, e a Bolsa subiu 3%. Se alguém tivesse levando a sério que o PIB vai cair, a Bolsa não estava subindo”, disse.

Apesar da valorização hoje, a Bolsa acumula uma queda superior a 12% neste ano e, nos últimos meses, tem intensificado essa retração a PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios -que abre espaço no Orçamento para mais despesas. A medida também causou estresse no mercado de câmbio e juros.

Para Guedes, dizer que o governo perdeu o controle sobre contas públicas é conversa fiada. Anteriormente, ele já afirmou esperar que o mercado evite uma posição “infantil” sobre a medida, que dribla o teto de gastos.

“Vamos para a dimensão política e a preocupação com o social, (o movimento é) perfeitamente compreensível. Eu espero que os mercados compreendam isso ao invés de ter uma posição um pouco mais infantil de que ‘o símbolo é o teto’, ‘o teto ou a morte’, ‘vou pedir demissão hoje porque a classe política decidiu furar o teto'”, disse Guedes no último dia 24.

Notícias relacionadas

Pesquisa mostra que trabalhador prefere salário maior e estabilidade

Governo Trump ignorou alegações do Brasil ao impor novo tarifaço, diz ministro

Empreendedoras de turismo poderão pedir suspensão de pagamento ao Fungetur

Amazon anuncia 10 bilhões de euros para centros logísticos na Europa

Apesar de projeção do governo, arrecadação de ICMS cai no AM

Assuntos brasil, economia, Paulo Guedes
Murilo Rodrigues 2 de dezembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Lula propõe resgate do verde e amarelo pela esquerda e critica apropriação bolsonarista

30 de maio de 2026
Economia

Economia brasileira cresce no 1º trimestre puxada pela agropecuária

29 de maio de 2026
Rodrigo Santoro com Marcelo Adnet em cena do documentário Brasil 70 (Imagem: Netflix/Reprodução)
Variedades

Adnet elogia Rodrigo Santoro por viver João Saldanha em ‘Brasil 70’

28 de maio de 2026
Dia a Dia

Lula diz que Festival de Parintins dá ‘lição de civilidade’ ao Brasil

27 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?