O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Geral

‘Dia do Homem’ em Porto Seguro será sempre no dia 1º de novembro

8 de novembro de 2021 Geral
Compartilhar
Por Franco Adailton, da Folhapress
Banner Desktop Banner Mobile

SALVADOR – O município turístico de Porto Seguro, no sul da Bahia (a 711 km de carro de Salvador), passará a celebrar anualmente em 1º de novembro o Dia do Homem.

Sancionado pelo prefeito Jânio Natal (PL) em 28 de setembro, o projeto que resultou na lei 1702/2021 é de autoria de Eduardo Tocha, vereador eleito pelo antigo PMB (Partido da Mulher Brasileira) e missionário da Igreja Apostólica da Graça.

Conforme o texto da lei, a partir de sua sanção, fica autorizada a “utilização de escolas e demais prédios públicos para a realização de palestras, seminários, exposições e eventos correlatos promovidos pelo Executivo Municipal, versando sobre a importância do homem na sociedade”.

Além disso, a prefeitura pode firmar parcerias com os Poderes Judiciário e Legislativo e com ONGs (organizações não governamentais) para a organização de eventos com essa finalidade.

Tocha diz que a ideia do projeto de lei não faz alusão às diversas tentativas de criar, no Brasil, o Dia do Orgulho Hétero, uma delas em 2011, pelo então então deputado de federal Eduardo Cunha (MDB-RJ), sob argumento de garantir o direito de os heterossexuais não serem discriminados.

Eleito em 2020 pelo então PMB (o partigo atualmente se chama Brasil 35), o vereador não formulou, por enquanto, projeto semelhante para as mulheres do município. Ele considera haver na sociedade políticas públicas de sobra voltadas para o público feminino.

De acordo com Tocha, o objetivo da lei é instituir políticas públicas voltadas à saúde do homem sob diversos aspectos, devido ao papel que este exerce na sociedade, no trabalho, nos cuidados com a família, motivos que pesam, a seu ver, na responsabilidade sobre o sexo masculino.

“Temos um cuidado muito grande pela mulher, que já tem diversas ações públicas voltadas para ela. Estamos estudando o que elaborar para a mulher”, diz o vereador. “Nós estamos motivando o Executivo a olhar mais o homem, em diversos serviços das nossas secretarias, sobretudo na saúde”.

“Sou evangélico e nosso segmento preza muito o homem. Tudo quanto é problema incide no homem e queremos mudar isso”, acrescenta ele. “(A lei) vai abrir portas para orientar os homens a se cuidarem mais, em todos os âmbitos das suas vidas, nas áreas financeira, educação, família”.

‘Lei Descabida’

Para a presidente da comissão de proteção aos direitos das mulheres na seccional baiana da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Renata Deiró, a lei é totalmente descabida, “porque o Dia do Homem, cujos privilégios já são conhecidos, é todos os dias”.

Deiró considera que, embora as mulheres formem a maioria da população brasileira, são os homens, em especial os brancos, que ocupam o topo da pirâmide social. Nesse sentido, ela prossegue, não são impostas barreiras aos pertencentes ao sexo masculino devido à condição de gênero.

“A sociedade já os coloca em posição de destaque todos os dias, apesar de as mulheres serem maioria em números, são minoria política”, afirma ela. “As mulheres precisam brigar por espaços, sejam de poder, de valorização, de colocação no mercado e, principalmente, pela vida”.

Os homens desfrutam de privilégios seculares, quiçá milenares, amplamente consolidados em meio a diversos sistemas culturais, afirma a advogada. “Aos olhos da ciência, todo mundo é humano, mas não podemos deixar de enxergar as diferenças de tratamento impostas aos demais gêneros, nem dissociar a questão biológica da social”.

Para Deiró, institucionalizar o Dia do Homem é o mesmo que negar toda uma cultura patriarcal, machista, que permeia a sociedade brasileira, no sentido de estabelecer uma pauta intencional de desqualificar a luta das mulheres sob todos os aspectos.

“Contra a violência, contra o feminicídio, pela educação, pelos espaços de tomadas de decisão. É uma iniciativa populista”, afirma ela. “Ele está falando para o público que quer ouvi-lo, para eleitores conservadores que buscam desqualificar a trajetória das mulheres”.

Procurado pela reportagem por meio da assessoria de comunicação, o prefeito Jânio Natal não se manifestou sobre os motivos que o levaram a sancionar a lei aprovada na Câmara de Porto Seguro.

Notícias relacionadas

Maio Laranja: Eneva apoia ações de conscientização em defesa da infância e da juventude no Amazonas

Eneva conclui primeiro teste da turbina da UTE Azulão I, no AM

Estudantes da UEA transformam cotidiano em narrativas visuais

Sites de apostas já somam mais de 1 bilhão de acessos mensais no Brasil

Como a volatilidade do câmbio em junho impacta o planejamento de quem viaja do Amazonas

Assuntos Dia do Homem, municípios, Porto Seguro
Murilo Rodrigues 8 de novembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Auxílio conectividade é para contratar serviços de internet (Foto: João Viana/PMM Semcom)
Dia a Dia

Anatel registra melhora na conectividade à internet nos municípios

1 de maio de 2026
Primeira parcela do 13º salário é paga sem descontos de taxas e impostos (Foto: Reprodução)
Economia

Tesouro paga R$ 1 bilhão em dívidas de estados e municípios em novembro

15 de dezembro de 2025
Projeto foi aprovado na CCJ da Câmara e evita criar novos municípios (Foto: Agência Câmara)
Política

Projeto estabelece associações entre municípios sem necessidade de criar novas cidades

17 de novembro de 2025
Dia a Dia

Desastres naturais causaram prejuízo de R$ 732,2 bilhões a municípios

6 de novembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?