O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Pesquisa Datafolha revela que 54% reprovam gestão de Bolsonaro contra a pandemia

16 de setembro de 2021 Política
Compartilhar
Presidente Jair Bolsonaro
A reprovação de Jair Bolsobaro supera em muito a aprovação, de 22% (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Por Igor Gielow, da Folhapress

SÃO PAULO, SP – Para 54% dos brasileiros, Jair Bolsonaro conduz o combate à pandemia da Covid-19, que já matou quase 590 mil pessoas no país, de forma ruim ou péssima.

A reprovação supera em muito a aprovação, de 22%, e o índice de pessoas que consideram o trabalho do presidente como regular, também de 22%.

É o que revela levantamento feito pelo Datafolha com 3.667 pessoas maiores de 16 anos em 190 cidades do país. Feita nos dias 13 a 15 de setembro, a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Em relação à rodada anterior do instituto, feita em julho, o quadro é de estabilidade. Ali, 56% rejeitavam a conduta do mandatário máximo, enquanto 21% a achavam regular e os mesmos 22%, boa ou ótima.

O resultado mostra que o avanço da vacinação, que atingiu até a noite de quarta (15) 67,5% da população com ao menos uma dose e 36%, com o esquema de imunização completo, não é necessariamente associado ao trabalho do governo federal.

Isso é um reflexo direto da atitude negacionista adotada por Bolsonaro desde o início da pandemia. Como a CPI da Covid apontou, a compra das vacinas da americana Pfizer teve atraso de pelo menos três meses por má vontade e burocracia oficial.

O presidente lidera uma real campanha contra a Coronavac, o imunizante de origem chinesa trazido por seu rival João Doria (PSDB), o governador paulista cuja insistência em um programa próprio de vacinação acabou por fazer o Ministério da Saúde acelerar a ação federal neste ano.

A disputa segue além da retórica, com o ministro Marcelo Queiroga às turras com o tucano acerca de distribuição de vacinas e uso da Coronavac em terceira dose para idosos e imunossuprimidos.

Queiroga foi autor da pérola segundo a qual há vacinas sobrando no Brasil, dita na quarta para negar problemas de distribuição, enquanto estados suspendiam suas inoculações de segunda dose devido ao problema.

Isso fora a notória defesa de Bolsonaro, refletida em ações de governo e dispêndio de verbas, de remédios sem comprovação de eficácia no combate à Covid-19, como a hidroxicloroquina. E a sucessão de tragédias, talvez simbolicamente resumidas na emergência da variante gama em Manaus, com efeitos catastróficos na região que se espalharam pelo país.

Consideram a atuação de Bolsonaro mais reprovável as mulheres (maioria da amostra, 53% dos ouvidos), com 58% de ruim ou péssimo atribuídos ao presidente. Jovens de 16 a 24 anos (64% de rejeição e 17% da amostra) e quem tem curso superior (65% de rejeição, 21% da amostra) completam o quadro negativo.

O presidente vai melhor entre os mais ricos. Para 33% dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos e 39% de quem recebe mais de 10 mínimos mensais, ele faz um trabalho ótimo ou bom. O grupo perfaz 10% da amostra pesquisada.

Outros refletem os dados amplos do levantamento do Datafolha. Minoritários, estudantes (68% de rejeição) e empresários (48% de aprovação) repetem o antagonismo registrado em diversos pesquisas feitas ao longo do governo.

O mesmo ocorre em corte regional. O antibolsonarista Nordeste tem 60% de rejeição à sua condução, enquanto a fortaleza presidencial do Sul registra a maior aprovação aferida neste critério (29%).

Notícias relacionadas

Juristas avaliam que conversas entre Vorcaro e Moraes configuram ‘promiscuidade’

Mendonça defende que plenário do STF analise diálogos de Moraes com Vorcaro

Propostas de candidatos para mulheres não incluem a política

Vorcaro consultou Moraes sobre possibilidade de escapar da Operação Compliance Zero

David diz que Rotta ‘não faz falta’ e que grupo de Cidade e Wilson é fraco

Assuntos Datafolha, Jair Bolsonaro
Redação 16 de setembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Lula e Flavio Bolsonaro
Política

Datafolha: Lula tem 47%, e Flávio Bolsonaro soma 43% em eventual segundo turno

21 de agosto de 2026
carlos e jair bolsonaro
Política

Moraes autoriza que Jair Bolsonaro volte a receber visitas dos filhos 02 e 04

21 de agosto de 2026
Política

PL pedirá que Michelle deixe de cuidar de Bolsonaro para fazer campanha eleitoral

20 de agosto de 2026
Ex-presidente Jair Bolsonaro em vídeo produzido por IA na convenção do PL: STF apura violação à lei (Imagem: YouTube/Reprodução)
Política

Flávio afirma que usará imagem do pai na campanha eleitoral no limite da lei

18 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?