O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Cadastro de Boulos no SUS é alterado com ofensas, e Saúde diz ter bloqueado perfil que fez mudanças

20 de julho de 2021 Política
Compartilhar
Guilherme Boulos é uma das novas e mais promissoras lideranças da esquerda no Brasil (Foto: Reprodução/Facebook/Guilherme Boulos)
Da Folhapress

BRASÍLIA, DF – O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), afirma ter tido seu cadastro no SUS alterado com ofensas e xingamentos a membros de sua família.

Boulos diz ter tomado conhecimento do problema na segunda-feira (19). A alteração ocorreu no sistema de registro de dados para o Cartão Nacional da Saúde, que reúne informações de usuários do SUS. Segundo sua equipe, a mudança foi descoberta após busca de dados sobre a vacinação.

“Descobri que meus dados cadastrais no Sistema Único de Saúde (SUS) foram alterados ilegalmente. Além de não registrarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19, recebida há uma semana, dados como o nome dos meus pais foram alterados por ofensas e xingamentos grosseiros”, disse em nota. “É lamentável que nem mesmo o SUS esteja a salvo do gabinete do ódio”, completa.

Entre as mudanças, foram incluídas fotos de Boulos em uma barricada pegando fogo, e registros de sua família passaram a ter nomes como “Kid Bengala”.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que “verificou uma alteração na base do CNS realizada por uma pessoa credenciada para utilizar o sistema de cadastro de dados” e que pediu o bloqueio “da credencial usada nestas ações”.

Questionada sobre a origem das mudanças, a pasta não respondeu. O ministério, porém, disse que o acesso ao sistema “está disponível para os profissionais de estabelecimentos de saúde de todo o Brasil, que devem estar devidamente cadastrados e vinculados ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do estabelecimento de atuação, seja público ou privado”. “Cabe ressaltar que é necessário ter o perfil de operador do sistema para efetuar edição nos registros”, afirmou.

Sobre a ausência de informações no sistema sobre a aplicação da primeira dose da vacina, o ministério disse que os dados dependem do registro por estados e municípios. “Caso não esteja disponível após dez dias da imunização, o ministério orienta que o cidadão procure a unidade de saúde.”

A mudança no cadastro de Boulos foi identificada poucos dias após alterações terem sido observadas no cadastro da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Como mostrou a coluna Mônica Bergamo, profissionais de saúde avisaram que o cadastro de Gleisi no SUS tinha sofrido uma baixa por óbito depois que ela recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid.

Os documentos foram checados e eram, de fato, de Gleisi, que está viva. No sistema, ela também recebeu o apelido de “Bolsonaro” após o nome completo. A suspeita é de que o cadastro tenha sido alterado após ataques de hackers ao sistema.

Em um desses ataques, revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo, houve a inclusão de nomes ofensivos nos cadastros de outras figuras políticas.

A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, recebeu o xingamento “motherfucker” no campo de seu nome, além de “Vai Bolsonaro”. Já a ex-deputada federal Manuela D’Ávila foi identificada como “petista”, e o ex-presidente Lula, como “Luis Inacio Pingaiada da Silva”.

Notícias relacionadas

David questiona pesquisas e admite mudar estratégia eleitoral

Justiça vai avaliar percepção do eleitor sobre as Eleições 2026

Cidade promete construir presídios em pontos estratégicos no interior

Flávio Bolsonaro recusa-se a falar sobre escala 6×1 e mais dinheiro para ‘Dark Horse’

TSE alerta sobre golpes eleitorais; saiba como identificar e se prevenir

Assuntos Guilherme Boulos, Ministério da Saúde, perfil bloquado, Psol, SUS
Redação 20 de julho de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Vacinação contra o Sarampo
Dia a Dia

Ministério da Saúde reforça campanha para combater o sarampo no país

29 de agosto de 2026
planos de saúde
Saúde

SUS terá novos remédios para doenças como mal de Crohn e uveites

28 de agosto de 2026
Estudo da Associação Amazonense de Psiquiatria mostra que 97% dos casos de suicídio têm diagnóstico de transtorno psiquiátrico (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Serviços

Mulheres vítimas de violência podem solicitar teleatendimento

25 de agosto de 2026
INSS alerta sobre falsa informação referente a aposentadoria por invalidez (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Saúde

Auxílio por incapacidade sem carência mínima inclui 18 novas doenças

12 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?