
Da Redação
MANAUS – O Hemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas) orienta os recém-vacinados contra a Covid-19 a esperar o período entre dois a sete dias para doarem sangue. A orientação está baseada em nota técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O documento especifica que as pessoas que recebem a vacina Coronavac podem doar sangue 48 horas após a dose da vacina. Já quem recebeu o imunizante AstraZeneca, Pfizer ou Janssen precisa esperar sete dias para realizar a doação. A regra vale tanto para a primeira quanto para a segunda dose.
O impedimento temporário para doação após o recebimento de certos tipos de vacinas tem o objetivo de proteger tanto o doador quanto o receptor, bem como a qualidade dos produtos do sangue, segundo a justificativa da nota técnica da Anvisa.
Os intervalos entre imunização e doação de sangue são válidos para todos os serviços de hemoterapia e hemocentros do País.
