O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Com pandemia, consumidores on-line devem crescer 25% no Brasil

16 de dezembro de 2020 Economia
Compartilhar
Consumidor pretende manter compras pela internet (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Por Beatriz Montesanti, da Folhapress

SÃO PAULO – O número de pessoas comprando pela internet deve crescer 25% no Brasil este ano, aponta um estudo feito pela fintech de pagamentos digitais Ebanx em parceria com a AMI (Americas Market Intelligence), que analisa os dados do setor em toda a América Latina. A estimativa é que mais de 25 milhões de pessoas passaram a ser consumidoras digitais no país.

Segundo a AMI, no geral, o comércio on-line na região crescerá 8,5%, abaixo do observado em anos anteriores, movimentando cerca de US$ 200 bilhões. Mas os números são considerados positivos em um ano de crise econômica e só ficam atrás dos apresentados pelo sudeste asiático.

A análise é que os números foram impulsionados por um aumento da demanda por serviços virtuais devido ao isolamento, à melhoria do acesso à internet com a penetração de smarthphones, e a um processo de bancarização.

Nesse último aspecto, o relatório destaca o papel de empresas que popularizaram serviços bancários e de pagamentos digitais, o que o documento chama de “revolução das fintechs”, além do auxílio emergencial e programas similares de transferência de renda nos países vizinhos.

No caso brasileiro, o auxílio-emergencial pago pela Caixa Econômica Federal também esteve associado ao processo de bancarização da população.

“O grande case de inclusão financeira no Brasil neste ano é o feito pela Caixa, mas paralelamente a isso temos crescimentos impressionantes do PicPay, Nubank e Inter, fintechs que estão indo onde os serviços tradicionais não atendem”, diz Jaqueline Bartzen, diretora global de Engajamento com Merchants do Ebanx.

Juntas, as três fintechs citadas por Bartzen têm 66 milhões de clientes. Só o PicPay, que oferece uma carteira digital, adquiriu 18 milhões de novas contas durante a pandemia.

Em contrapartida, Bartzen destaca que o crescimento do ecommerce neste ano foi segurado pelas perdas do turismo, que caíram acima de 30%, enquanto o varejo e os produtos digitais tiveram bons desempenho, com crescimentos de 21% e 45%, respectivamente.

“Não tinha como ser diferente em um ano tão atípico. Você acompanha isso nos ciclos da pandemia. Após um baque inicial, há um crescimento dos aparelhos para casa, itens para a estrutura de home office e assinaturas de streaming”, diz Bartzem.

Ela também chama atenção para a atuação de mercados locais. A argentina Mercado Livre e a brasileira Americanas são os principais players de ecommerce na região, segundo dados de tráfego online. OLX, Amazon, Casas Bahia e Magazine Luiza aparecem na sequência.

“Quando olhamos os grandes players, o ponto de localização é relevante. Sites de venda online precisam oferecer, em especial os globais, uma experiência local para crescerem e se consolidarem por aqui, em termos de língua e oferta de pagamentos locais”.

Curiosamente, o relatório aponta como as principais barreiras para o ecommerce na América Latina questões logísticas, a ainda grande falta de acesso da população a serviços financeiros e a crescente desigualdade social, evidenciada com a crise da Covid-19.

Mesmo com avanço de carteiras digitais e débito online, pagamentos em dinheiro ou vouchers (caso do boleto bancário no Brasil) representam até 20% das compras online durante a pandemia.

A expectativa é que 2021 mostre uma recuperação no ritmo de crescimento, voltando para os dois dígitos – a AMI estima um crescimento de 19% tanto para o Brasil como para toda região.

“Todo desafio é uma oportunidade. A desbancarização sempre foi um desafio para os sites de venda online, que precisam se adequar e oferecer métodos de pagamento que as pessoas tenham acesso. Oferecer voucher de pagamento, como boletos bancários, é um desafio, mas é também uma oportunidade para, por métodos de pagamento local, poder atingir essa parcela da população”, diz Bartzem.

O levantamento foi feito a partir da análise de relatórios de instituições como o Banco Mundial e da GSMA, além de entrevistas com especialistas, executivos e consumidores e da análise de dados interna do próprio Ebanx.

A fintech criada em 2012 é responsável hoje pelos pagamentos no Brasil de empresas globais como AliExpress, Shein, Uber, Spotify e Sony PlayStation. Um bilhão de pagamentos foram processados pela plataforma em 2020.

Notícias relacionadas

Estudo sobre terras raras identifica reservas minerais na Amazônia

Conab e BNDES divulgam resultado de chamada para o Amazônia Viva

Titulares de cartórios têm maior patrimônio médio declarado à Receita

Governo lança Desenrola MEI para renegociar R$ 12,4 bilhões em dívidas

Consulta ao cashback do IR estará disponível a partir do dia 8

Assuntos Consumidor, pandemia
Redação 16 de dezembro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Economia

ANP vai ampliar em julho fiscalização dos preços de combustíveis

12 de junho de 2026
Dia a Dia

Pandemia no AM: Justiça nega indenização coletiva contra hospitais

19 de maio de 2026
entrerros covid-19
Dia a Dia

Pandemia reduziu expectativa de vida no AM em 5,8 anos, aponta estudo

16 de maio de 2026
O homem utilizava uma máquina de pagamentos para desviar dinheiro da conta bancária da tia (Imagem ilustrativa: YiuTube/Reprodução)
Economia

Uso do crédito para despesas básicas aumenta risco de endividamento

13 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?