O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Augusto Barreto Rocha

Algo de podre em nossa eleição

16 de novembro de 2020 Augusto Barreto Rocha
Compartilhar


A distância entre a campanha, com suas promessas, e a atuação política legislativa ou executiva é enorme. Não apenas pelo que vemos, mas principalmente pelo que não vemos em nosso cotidiano, mas vamos pouco a pouco descobrindo, ao pegar um ônibus, entrar em um hospital público ou privado e em todas as interações sociais que precisam da regulação do Governo. É como se fôssemos meros serviçais de uma corte que continua fazendo o que bem quer.

Algo está errado. Sem o domínio desta questão, fomos ontem encontrar com a urna. Toda vez que voto, reflito o quanto é difícil e incerto escolher. Nunca fiquei feliz com um voto dado a alguém que foi eleito para o executivo. Também não me lembro de ter ficado feliz com qualquer voto dado a alguém que perdeu e se colocou como oposição. Será que a minha amostragem cidadã é muito pequena?

Para citar um aspecto da cidade de Manaus – a tão falada questão dos transportes, reconhecida modernamente como mobilidade urbana – não percebo nenhum dos últimos vereadores ou prefeitos enfrentando o problema como deveriam, se quisessem realmente enfrentar e minimizar este problema. Quem possui profundidade técnica percebe isso e não consegue ter voz ou atuação total. Algo está errado e não é a falta de dinheiro, conhecimento ou de pessoas. Não deve ser muito diferente nos outros campos de problemas.

Fernão Lara Mesquita, no https://vespeiro.com discute o tema – recomendo ao leitor. É muito difícil chegarmos a um modelo, mas enquanto a população ficar presa em um emaranhado de regras para ficar subordinada a um enganador que foi eleito contando uma coisa e que depois fará outra, será difícil ter uma cidade para os cidadãos ou leis para a liberdade. O que encontraremos serão formas de nos amarrar cada vez mais.

O que temos certamente não é democracia representativa – não é à toa que nossa democracia está na posição 52 do mundo, no ranking da EIU – “democracia defeituosa”. Enquanto isso, fazemos de conta que ontem experimentamos a “festa da democracia”. Por isso que alguns de nós (excluo-me deste grupo) querem um “salvador da pátria” que seja autoritário. O que é ruim sempre pode piorar.


Augusto César Barreto Rocha é doutor em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ), professor da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), diretor adjunto da FIEAM, onde é responsável pelas Coordenadorias de Infraestrutura, Transporte e Logística.

Os artigos publicados neste espaço são de responsabilidade do autor e nem sempre refletem a linha editorial do AMAZONAS ATUAL.

Notícias relacionadas

O novo ciclo político e econômico do Amazonas

A crise está no olhar?

O Amazonas está queimando

Nuvens nacionais e os caminhos do capitalismo brasileiro

Nuvens estrangeiras, soberania em risco

Assuntos eleições municipais
Cleber Oliveira 16 de novembro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
1 Comment
  • Carlos Paiva disse:
    17 de novembro de 2020 às 10:31

    Cada vez mais o sistema eleitoral brasileiro aumenta seu descredito junto ao povo brasileiro, demostrou nessas eleições que não é confiável. Se não tem como auditar, não tem como afirmar não ser possível haver fraudes! Essas pesquisas eleitorais passa a impressão servir apenas para legitimar a fraude. É muito estranho o que aconteceu nessas eleições. Vejam como exemplo, o caso de São Paulo, Rio de Janeiro! Em São Paulo, como podemos acreditar num candidato que sou incentiva invasões em propriedades privadas ir para para o segundo turno? Como pode um candidato receber imensas quantidades de votos, se o que vazia nessa pandemia era construir caixões para passar terror à população? que chegou até soldar portas de lojas! Já está passando da hora dos representantes do povo modificar o sistema de urnas eleitorais em nosso país. URGENTE!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Os parlamentares são: El Fazendeiro e Manoel Valter, eleitos em 2024 (Foto: Internet/Reprodução)
Política

TRE cassa mandatos de vereadores do PL no AM por fraude na cota de gênero

14 de abril de 2026
justiça eleitoral
Política

TRE-AM debate critérios para identificar fraude à cota de gênero nas eleições

27 de janeiro de 2026
Facebook liderou em investimento de candidatos entre redes sociais (Imagem ilustrativa gerada por IA/WhatsApp)
Política

Facebook foi a rede social que mais recebeu dinheiro de candidatos no Brasil

22 de janeiro de 2025
Manaus tem 1.472.138 eleitores aptos a votar nas Eleições de 2026, (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Política

Eleitor que não votou em outubro tem até esta terça para justificar falta

6 de janeiro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?