O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Parlamentares querem que Bolsonaro deixe política fora das negociações sobre vacina

21 de outubro de 2020 Política
Compartilhar
Adesão à vacinas depende de uma série de condições (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Vacinas contra o coronavírus se tornaram item de disputa política (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Por Iara Lemos, da Folhapress

BRASÍLIA – O anúncio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), de que não irá comprar as 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac, levou parlamentares da oposição e situação a criticarem o presidente.

Para os parlamentares, este é o momento de o presidente deixar as diferenças políticas fora das tratativas de saúde pública.

Na terça-feira, 20, em reunião com governadores comandada por João Doria (São Paulo), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o acordo para a compra e que iria incorporar a vacina ao Programa Nacional de Imunização e chamou o imunizante produzido sob a batuta do tucano de “vacina do Brasil”.

Na manhã desta quarta, 21, Bolsonaro usou uma rede social para desautorizar o ministro. Bolsonaro e Doria são desafetos políticos, e o fato de o governo paulista ter fechado convênio para produzir a vacina chinesa e de o governo federal ter acordado com a farmacêutica AstraZeneca a fabricação da vacina de Oxford, também contra a Covid, acirrou a disputa.

O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), que acompanhou a reunião, considerou como inaceitável a manifestação do presidente. Randolfe tem sido um dos principais aliados de Doria junto ao Congresso em defesa da vacina.

“É inaceitável qualquer busca ou tentativa de politizar. Todos sabem da política de negação do presidente Bolsonaro, mas eu rogo ao presidente para que nos unamos neste momento. Não é a política que está em jogo, é a vida de todos”.

Além das divergências com João Doria, de quem também tem desacordo sobre a obrigatoriedade da aplicação da vacina, Bolsonaro e seu entorno travam uma guerra ideológica com a China, rival dos Estados Unidos, país com o qual o Brasil é alinhado.

Considerado um dos principais aliados de Bolsonaro no Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), disse que a posição do presidente não faz “o mínimo sentido”. “Ontem comemoramos e hoje acontece isso. Eu espero que ele (Bolsonaro) esteja se referindo apenas ao lote inicial, porque isso que ele falou não faz o mínimo sentido”, disse.

O senador foi um dos que acompanhou a reunião entre Pazuello e os governadores, e havia comemorado o anúncio do ministro. “Todos queremos a vacina, esse é sonho de todos nós. Espero que essa batalha do presidente não tome posições políticas”.

Líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), considerou a declaração do presidente como resultado de insegurança política. Na análise do parlamentar, Bolsonaro precisa deixar as divergências políticas fora da questão de saúde pública.

“O presidente está brincando com a vida do povo brasileiro. É um governo inseguro, e está fazendo a pior coisa que ele poderia fazer que é política na saúde, nesta queda de braço com o Doria [João]. É um absurdo o que ele está fazendo, inconsequente”, diz.

No Senado, dois parlamentares estão internados devido à Covid-19. Arolde de Oliveira (PSD-RJ) e Eduardo Braga (MDB-AM). Oliveira está em situação de saúde considerada mais delicada. Braga apresenta bom quadro de saúde, segundo assessores. Na Câmara, a decisão do presidente da República de suspender a compra de doses da vacina também foi criticada.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), disse que a posição do presidente da República é criminosa. “A decisão de interromper a compra da vacina chinesa é criminosa! Esse governo tomou essa decisão motivado por qualquer coisa, menos pensando na saúde da população”, escreveu em uma rede social.

Érika Kokay (PT-DF) considerou como inaceitável a politização do tema. “É inaceitável Bolsonaro ideologizar e politizar o debate sobre a vacina chinesa para agradar seus seguidores. Quem tratou o povo brasileiro cobaia foi o Bolsonaro. O presidente nunca se guiou pela ciência. Sempre agiu como charlatão, vendendo solução milagrosa”.

Notícias relacionadas

PF trabalha livre de qualquer viés político e sem perseguir ou proteger, diz diretor

TSE registra 83 denúncias sobre propaganda irregular no Amazonas

Vídeo pago com críticas à segurança pública gera multa a Omar Aziz

Omar lidera para o Governo do AM e três candidatos têm empate técnico

Juiz manda Wilson Lima retirar ou adequar propaganda com Brasília

Assuntos Jair Bolsonaro, vacina contra a Covid-19
Cleber Oliveira 21 de outubro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

carlos e jair bolsonaro
Política

Moraes autoriza que Jair Bolsonaro volte a receber visitas dos filhos 02 e 04

21 de agosto de 2026
Política

PL pedirá que Michelle deixe de cuidar de Bolsonaro para fazer campanha eleitoral

20 de agosto de 2026
Ex-presidente Jair Bolsonaro em vídeo produzido por IA na convenção do PL: STF apura violação à lei (Imagem: YouTube/Reprodução)
Política

Flávio afirma que usará imagem do pai na campanha eleitoral no limite da lei

18 de agosto de 2026
Condomínio onde o ex-presidente Jair Bolsonaro estava em prisão domiciliar: sem resistência à detenção pela PF (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABr)
Política

PGR recomenda que STF mantenha proibição de visita de familiares a Bolsonaro

13 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?