O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

OMS mantém recomendação para uso de máscara apenas aos profissionais de saúde

7 de abril de 2020 Dia a Dia
Compartilhar

Por Matheus Moreira, da Folhapress

SÃO PAULO-SP – A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou nessa segunda-feira, 6, um aviso com recomendações sobre o uso de máscaras na prevenção contra o contágio pelo novo coronavírus. O documento reforça que não há evidência científica que comprove que pessoas que não foram infectadas fiquem mais protegidas ao utilizarem máscaras.

O documento ressalta, porém, que o uso por pessoas sintomáticas, pré-sintomáticas e assintomáticas pode, de fato, limitar a transmissão do vírus.

Um estudo publicado na Nature Medicine realizou testes em pacientes infectados com um coronavírus sazonal e, ao medir a transmissão do vírus por respiração entre aqueles que usavam máscaras, não detectou o vírus.
De acordo com o aviso da OMS, embasado em pesquisas e testes realizados pela própria organização e também por outros grupos de pesquisa, a recomendação é que as máscaras sejam usadas exclusivamente por profissionais da saúde, pessoas infectadas ou com sintomas que possam indicar infecção e pessoas que tenham contato com pacientes infectados ou em suspeita.

A entidade lembra que a máscara não oferece proteção integral. “O uso de uma máscara sozinha é insuficiente para fornecer um nível adequado de proteção, e outras medidas também devem ser adotadas”, diz o texto. Elas incluem lavar bem as mãos com água e sabão, evitar uso compartilhado de objetos e manter distanciamento social.

A OMS também recomenda que governantes considerem alguns fatores para adotarem o uso de máscaras. Não se deve, por exemplo, reutilizar máscaras, nem próprias nem de outras pessoas. A depender do tipo de máscara, pode haver dificuldade de respiração.

Aos governos, recomenda-se também que haja diversidade de tipos de máscara, de maneira que as cirúrgicas possam ser utilizadas preferencialmente por profissionais da saúde.

A infecção pelo Sars-CoV-2 acontece por meio do contato e de gotículas respiratórias. As máscaras funcionam no último caso, quando uma pessoa com sintomas utiliza máscara para conversar com outra não infectada, por exemplo.

No caso do contato, a OMS alerta que o vírus pode sobreviver em superfícies, ainda que por pouco tempo. Um outro estudo indica, por exemplo, que o vírus sobrevive em superfícies plásticas como a da maioria dos celulares por até quatro dias. Porém, a cada segundo, a chance de infecção por este meio cai.

O documento ressalta também o que já se sabe sobre a infecção por coronavírus. Sabe-se que as pessoas infectadas com sintomas são as que mais transmitem. Além disso, também é possível dizer que o período de incubação do vírus (entre infecção e surgimento dos sintomas) é de cinco ou seis dias, podendo chegar a 14 dias.

Nos últimos dias, órgãos como o CDC (Centro de Controle de Doenças) dos EUA e o Ministério da Saúde do Brasil passaram a recomendar que toda a população use máscaras de pano (para que as máscaras hospitalares sejam reservadas aos profissionais da saúde) ao sair na rua.

Notícias relacionadas

Prefeito anuncia mudança em agência para fiscalizar serviço de água em Manaus

Bombeiros encerram buscas por cinco desaparecidos em naufrágio em Manaus

Desembargador manda paralisar obra de ponte de R$ 125 milhões no AM

Homem é condenado a 57 anos de prisão e a pagar R$ 60 mil por estupro de crianças

Juiz anula trecho de portaria que proibia delegado de conceder entrevista

Assuntos coronavírus, máscaras, OMS
Cleber Oliveira 7 de abril de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tedros Adhanon, diretor da OMS (Foto: OMS/Divulgação)
Saúde

OMS descarta indícios de “surto maior” de hantavírus

12 de maio de 2026
manaus
Saúde

Sete anos após a pandemia de Covid-19, a política ainda se sobrepõem à ciência, dizem pesquisadores

26 de abril de 2026
Amamentação é benéfica para a mãe e o bebê (Foto: Fernando Frazão/ABr)
Saúde

Manaus atinge 97,8% de amamentação exclusiva de bebês

22 de abril de 2026
Laudo de Raio-X de pessoa com tuberculose (Foto: Eduardo Gomes/ILMD- Fiocruz Amazônia)
Saúde

OMS defende testes rápidos para diagnosticar e combater a tuberculose

24 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?