O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Brasil receberá avião de Israel para combater incêndios na Amazônia

25 de agosto de 2019 Política
Compartilhar
Combate às queimadas no Amazonas
Corpo de Bombeiros atua no combate às queimadas no Amazonas (Foto: Divulgação)

Por Fábio Pupo e Talita Fernandes, da Folhapress

BRASÍLIA e SÃO PAULO – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, telefonou ao presidente Jair Bolsonaro neste domingo (25) e ofereceu ajuda no combate às queimadas na Amazônia. 

Segundo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), que publicou a informação no Twitter, o governo aceitou receber de Israel um avião com equipamentos para apagar incêndios. 

Eduardo afirmou ainda que conversou com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, informando que o avião pousará em local definido pelas Forças Armadas brasileiras. 

Depois do filho, Bolsonaro também publicou a informação no Twitter. Segundo o presidente, Netanyahu reconheceu os esforços do Brasil no combate aos focos de incêndio. “Aceitamos o envio, por parte de Israel, de aeronave com apoio especializado para colaborar conosco nessa operação”, afirmou.

Como publicou a Folha de S.Paulo na última sexta-feira (23), Bolsonaro tem procurado gestos de aproximação com os EUA e Israel para tentar mostrar que não está isolado no cenário internacional em meio à pressão dos europeus sobre sua política ambiental.

O presidente francês, Emmanuel Macron, liderou esse movimento de críticas na semana passada, ao dizer que o presidente brasileiro mentiu, ameaçando o futuro do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

Na semana passada, o presidente americano, Donald Trump, publicou no Twitter que havia falado com Bolsonaro e ofereceu ajuda para combater os incêndios. “Estamos prontos para dar assistência”, escreveu o mandatário americano.

Até o momento, o governo não soube informar de que forma o governo dos EUA pode contribuir para conter as queimadas na floresta amazônica. 

A ligação de Netanyahu foi recebida neste domingo durante uma reunião de Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, com o filho Eduardo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins. 

O apoio de Israel ao Brasil foi defendido na semana passada pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Ramos, que escreveu nas redes sociais que o Brasil não precisava de discursos, mas sim de ajudas práticas. Ele lembrou a ajuda israelense durante a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, no início do ano. 

“A Amazônia brasileira é de responsabilidade do Brasil e do seu povo!! Não precisamos de discursos, de cunho intervencionista e sim de atitudes práticas de países que querem ajudar!! O recente exemplo de Israel em Brumadinho, diz muito mais do que palavras sem efeito prático!!”, escreveu.

O governo Bolsonaro tem dito que a questão da Amazônia é um tema de soberania nacional e respondido às críticas dos europeus dizendo que não precisa do dinheiro de países como Alemanha e Noruega, que recentemente suspenderam repasses de verbas para o Brasil pelo aumento do desmatamento.

Na semana passada, o presidente sugeriu que a Noruega envie para o reflorestamento da Alemanha o montante que não será mais enviado para o Fundo Amazônia.

O país nórdico anunciou suspensão do repasse de cerca de R$ 133 milhões. Segundo ele, o Brasil está quebrando o acordo para redução do desmatamento.

A Noruega seguiu a decisão da Alemanha que, no sábado (10), também informou que suspenderá parte do financiamento de proteção ambiental para o Brasil. No mesmo tom adotado contra a Noruega, Bolsonaro sugeriu que a Alemanha refloreste seu próprio país. Pelo aumento no desmatamento, a Alemanha anunciou ainda que vai suspender mais de R$ 150 milhões.

As discussões sobre o apoio de Israel e EUA ocorrem logo após Macron ter levado a questão da Amazônia à reunião de cúpula do G7, fórum do qual o Brasil não faz parte.

O discurso dele foi endossado por líderes como a premiê alemã, Angela Merkel, e o o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Notícias relacionadas

Omar e Maria do Carmo disputam governo com trajetórias distintas

Quaest: Omar Aziz tem 59% dos votos válidos e Maria do Carmo, 41%

Multidão participa de ato em apoio a Lula na véspera do segundo turno em Manaus

Segundo turno começa no exterior; brasileiros na Nova Zelândia são os primeiros a votar

PGR pede que STF suspenda restrições do TSE ao transporte de indígenas para votação

Assuntos Amazônia, desmatamento ilegal, Israel, Jair Bolsonaro, queimadas na Amazônia
Valmir Lima 25 de agosto de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Queimada recorrente aumentou emissão de carbono na Amazônia (Foto: Foto: Michael Dantas/Getty Images)
Dia a Dia

Queimada e desmatamento aumentam emissão de carbono na Amazônia

22 de outubro de 2026
Garimpo ilegal no Amazonas: facções investem na atividade (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Dia a Dia

Garimpo ilegal na Amazônia está ligado a grupos criminosos, diz MPF

20 de outubro de 2026
Assembleia Legislativa de Rondônia terá o maior número de deputados do PL no Norte (Foto: ALRO/Secom/Divulgação)
Política

Direita cresce na Amazônia e pressiona políticas públicas e direitos sociais

18 de outubro de 2026
Dia a Dia

Terceiro governo Lula é o primeiro com queda de desmatamento

16 de outubro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?