O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Opinião: O Brasil de Alfio Basile

4 de julho de 2019 Esporte
Compartilhar
Alfio Basile disse que jogadores da seleção brasileira não estão à altura da história do Brasil (Divulgação)
Por Roberto Caminha Filho*

Sou obrigado a concordar com quase tudo que o grande treinador argentino, Alfio Basile, falou do Brasil para depreciar a sua Argentina. São dois times muito ruins. Naquele jogo, a diferença seria o Messi, um craque à altura dos Pelés argentinos, que vimos em nossas telinhas. O Messi solidarizou-se com seus Hermanos brasileiros.

“Perdemos para o pior Brasil dos últimos vinte anos. Eles fizeram dois gols e recuaram. Fala-se de Firmino, Willian, Phelipe Coutinho, Gabriel Jesus, Ewerton Cebolinha…são todos jogadores medíocres. Não estão à altura da história do Brasil’. (Alfio Basile, ex-técnico da Argentina, ao jornal O Clarin).

Há muito tempo não vejo uma declaração tão bem pensada, partindo de um desportista argentino. Ele colocou as duas seleções nos seus devidos lugares sem tentar enganar os dois povos. Estamos vendo os europeus com as lentes dos binóculos invertidas. Tentamos, tentamos, e conseguimos. Somos quase iguais às práticas que os europeus tanto treinaram para abandoná-las. Somos cintura dura, pernas finas, baixos, cruzamos sempre sobre as áreas povoadas por gigantes, não improvisamos, e a maior de todas as ausências, sentida primeiramente por Cruiyff, na Copa da África: Desaprendemos e abandonamos o drible. Somos um time igual a muitos outros e perfeitamente previsível em todas as suas jogadas. Por causa dessa mediocridade é que a CBF só faz amistosos com : Guatemala, Catar, El Salvador, Costa Rica e outras seleções de menor qualidade pelo ranking da FIFA.

Se eu fosse o Alfio Basile, acrescentaria mais alguns jogadores com forte carência técnica: Tite, Philipe Luiz, Richarlison, Alan, Paquetá, Fernandinho, Éder Militão, Fágner, Cássio, Alex Sandro, Weverton e o grande inventor do clássico: Miranda, o Pirulito. Quando o Marquinhos contundiu-se, o Profexô Tite, pediu a entrada do Miranda. O amador, estava no banco, sem as chuteiras. Fez charme e foi falar com o Profexô, que também deveria estar atento à falha, com as chuteiras nas mãos. Ficamos uns dois minutos sem o “Zózimo de Lama”. Dois minutos em um jogo contra a Argentina, em uma Copa, qualquer que seja a Copa, pelo motivo televisionado, é de uma falta de profissionalismo que não se vê mais nesse mundo de futebol altamente competitivo. Um descaso.

Vamos lá meu Brasil de Daniel Alves, Casemiro, Jesus, Arthur e uns tantos outros que se superam para nos encher de alegrias.

O dia 7 de junho de 2019, domingo, será determinante para alcançarmos o primeiro lugar do ranking sul americano da FIFA, vencendo a Seleção do Perú, que já goleamos há poucos dias. Vamos brigar pelo ranking do nosso continente, pois o ranking mundial já nem pensamos em tal proeza, cada vez mais distante.

Roberto Caminha Filho, economista e nacionalino, não se cansa do Brasil.

Notícias relacionadas

STJD mantém impedimento de Tifanny para disputar Superliga

Flamengo vacila nos pênaltis, é eliminado e frustra rubro-negros

Palmeiras vence nos pênaltis e está na final da Libertadores

Vasco é eliminado da Sul-Americana com ‘frango’ de Léo Jardim

Flamengo despacha o Bahia e reassume liderança do Brasileirão

Assuntos Alfio Basile, argentina, Copa América
Redação 4 de julho de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Claudia Raia sofreu críticas nas redes sociais por declaração sobre a criação do filho (Foto: TV Globo/Reprodução)
Variedades

Atriz Claudia Raia revela que foi presa e fichada na Argentina

15 de outubro de 2026
Mabel com o filho David: mãe pela primeira vez aos 62 anos de idade (Imagem: Instagram/Reprodução)
Dia a Dia

Recorde argentino: mulher de 62 anos dá à luz pela primeira vez

14 de agosto de 2026
Jorge Messi e Lionel Messi
Esporte

Morre pai de Lionel Messi aos 68 anos na Argentina

8 de agosto de 2026
Márcio Elias Rosa afirmou que o governo manterá negociação com EUA para evitar novas tarifas (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABr)
Política

Ministro diz desconhecer crise diplomática entre Brasil e Argentina após ofensas de Milei

30 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?