Por que a prova do ENEM está causando depressão nos adolescentes?

SÃO PAULO –  Não é de hoje que vejo casos de adolescentes sofrendo com depressão por causa dessa prova. Frases como “isso vai mudar a minha vida”, “se eu não passar minha mãe me mata” são comuns nas conversas dos adolescentes que passam anos dentro de um cursinho que muitas vezes eles não queriam estar, em uma rotina massante de escola, cursinho e muitas vezes estágio de jovem aprendiz, com uma carga absurda de expectativas criadas pela família que acreditar com todas as forças que o sucesso só virá se o adolescente passar em determinada faculdade.

Ano passado eu conheci uma família que perdeu sua filha caçula porque ela não aguentou a dor de não ter passado em medicina pela Universidade Federal do Amazonas. Quantos adolescentes vamos perder para a depressão por causa da falta de cautela? Uma faculdade pública ou não é importantíssima para qualquer pessoa e eu jamais estaria aqui relativizando algo tão óbvio, porém existe algo mais importante que um curso ou uma carreira, a saúde mental.

Quando um adolescente é colocado em uma situação vexatória de “ou você passa, ou você vai ser exposto como burro, inferior ao teu primo que passou de primeira”, você está colocando em xeque uma vida inteira que ele poderia usar tentando passar ou alcançar um sonho DELE e não dos pais.

65uantos adultos existem por aí frustrados consigo mesmo? Que não se amam, que desistiram dos seus sonhos para viver de frustração? Por isso, pai e mãe. Antes de estragar a saúde mental e psicológica dos seus filhos com expectativas e sonhos que são seus e não deles, pensem bem que talvez vocês estejam criando uma continuação das suas próprias frustrações e não o fim delas. Deixa a criança sonhar, deixa o adolescente estudar e descobrir sozinho e no seu “timmign” o que ele quer como carreira.

A prova do ENEM não define absolutamente nada da tua capacidade, é só uma prova que poderia ser o começo, um deles, jamais um fim. Se você não passou, tente de novo até encontrar quem é você porque é isso que importa, o resto são apenas números.

Seja o primeiro a comentar on "Por que a prova do ENEM está causando depressão nos adolescentes?"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.