O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Unidade Prisional de Maués zera analfabetismo entre os presos

5 de julho de 2015 Dia a Dia
Compartilhar
(Foto: Francisco Assis/SEAP)
A turma inicial era de 38 alunos, no entanto, segundo o diretor Ademar Gruber, dez conseguiram alvará de soltura, remissão de pena e outros benefícios que permitiram a saída do sistema prisional (Foto: Francisco Assis/SEAP)

MAUÉS – Entre os 213 presos que atualmente cumprem pena na Unidade Prisional de Maués, localizada a 365 quilômetros de Manaus, não há mais analfabetos. Com o encerramento do Programa Amazonas Alfabetizado, que teve início em setembro de 2014, 28 internos aprenderam a ler e escrever e reforçaram o trabalho da direção da unidade em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (Seap), que visa utilizar o aprendizado para a remissão de pena e ressocialização dos detentos.

Além de aprender a ler e escrever, os participantes do projeto terão 90 dias de remissão da pena. No entanto, para o diretor do presídio, Ademar Gruber, o mais importante é a oportunidade de mudança que se dá aos apenados. “Não temos mais nenhum analfabeto e isso ajuda muito nesse processo de recuperação. Frequentar a escola não ensina só português e matemática, mas ensina boas maneiras diante da sociedade”, comemorou Grauber.

A turma inicial era de 38 alunos, no entanto, segundo o diretor Ademar Gruber, dez conseguiram alvará de soltura, remissão de pena e outros benefícios que permitiram a saída do sistema prisional. As aulas foram ministradas sempre das 14h às 17h, na biblioteca da unidade e funcionou como atividade complementar. “Nós não os tiramos do banho de sol, por exemplo, nós demos a eles a chance de ocupar um tempo que estava vago, que eles não produziam nada”.

Coordenadora do projeto, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a professora Eliana Breves, destaca a importância de todos estarem alfabetizados. “Se todos sabem ler, eles são boa influência para eles mesmos dentro do presídio. Quando saírem terão as mesmas oportunidades”. Segundo ela, o gosto dos presos pela leitura é o que mais chama atenção no local.

Educar para recuperar

 Desde a criação da Biblioteca da UP Maués, que hoje conta com mais de 2,5 mil livros em seu acervo, a direção investe na leitura para a recuperação dos internos. Uma das formas é incentivar que eles emprestem livros, façam a leitura e, pela decisão do juiz, ganhem a remissão da pena. “Os interessados emprestam um livro por 10 dias para ler. Quando terminam, na escola da unidade, eles preenchem uma ficha que avalia se eles realmente leram. A ficha é enviada ao juiz e se ele considerar válida ele pode dar até 10 dias de remissão de pena ao leitor”, explicou Gruber.

A biblioteca foi organizada e construída com ajuda dos próprios internos. Quem cuida do ambiente é um dos presos que possui ensino superior. “Nós tentamos indicar aquela leitura que mais agrada a pessoa para que seja um leitor que volta sempre. A leitura é uma forma de educação para recuperar”, disse.

(Da Secom)

Notícias relacionadas

Ibama se manifesta a favor da BR-319 e enfraquece ação contra licença

Amazonas tem 116 pessoas protegidas em programa federal por ameaças

Dois irmãos são presos por maus-tratos contra a própria mãe, de 70 anos

ATUAL errou sobre prisão na Operação Sala Segura da Polícia Federal

Astrofísico desenvolve nova teoria sobre rotação do planeta Vênus

Assuntos alfabetização, Amazonas Atual, educação, Maués, população carcerária, sistema prisional
Valmir Lima 5 de julho de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Creche municipal
Dia a Dia

Uma em cada 10 crianças de 4 e 5 anos não vai à creche em 876 cidades

29 de abril de 2026
Presidente Lula na solenidade de sanção do Plano Nacional de Educação: metas para os próximos 10 anos (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Dia a Dia

Novo Plano de Educação tem 19 objetivos, 73 metas e 372 estratégias

15 de abril de 2026
Comissão de Constituição e Justiça: análise prioritária para projetos de políticas públi8cas (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)
Política

Comissões do Senado priorizam análise de ações públicas para crianças, educação e segurança

11 de abril de 2026
Política

Lula diz que Faria Lima deve estar irritada com ele por investir em educação para pobres

1 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?