
Da Redação
MANAUS – Policiais civis prenderam em Manaus, nessa segunda-feira, 11, Laercio Araújo Souza, 53. Ele era procurado por golpe de R$ 12 milhões em Esperantina, no Piauí. Segundo o delegado Carlos Augusto Monteiro, do 17º Distrito Integrado de Polícia (DIP), disse que Laercio enganava consumidores com venda de consórcios de imóveis, motocicletas e carros.
O suspeito, disse o delegado, formava grupos de 50 pessoas e quando elas eram contempladas ele ficava com os prêmios. Laercio é dono da empresa Esperantina Prêmios, usada como fachada no golpe. Carlos Monteiro disse que Laercio enganou 950 pessoas, principalmente no Distrito Federal e Piauí. A ordem de prisão preventiva foi expedido pela Comarca de Esperantina.
O delegado disse toda a administração da Esperantina Prêmios era executada pela mãe de Laercio e pelo próprio infrator. “Ele fazia uso de modalidade criminosa conhecida como ‘compra premiada’. Além disso, foi descoberta a existência de outra empresa no nome da mãe dele, apenas para a compra de motocicletas utilizadas nos golpes de consórcios”, disse o delegado.
Em Manaus, segundo Carlos Monteiro, Laercio usava o nome da sogra para efetuar a compra de semijoias, apreendidas com ele no dia da prisão. “Ele, possivelmente, usaria esse tipo de mercadoria para lavar o dinheiro que desviou por meio dos consórcios. A equipe do 17º DIP ainda está investigando se a compra desse material ocorreu de forma lícita”, disse o delegado.