Da Redação
MANAUS – Oferecer uma experiência turística no Amazonas por meio da promoção de sol e praia e gastronomia. Essa é proposta do 4° Salão de Turismo Amazonas. O evento ocorre de 21 e 22 de dezembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, com cursos, palestras, workshops, mesa redonda e aula show. O endereço eletrônico para inscrições e a lista completa da programação serão divulgados nesta semana.
Além disso, haverá um espaço gastronômico, de artesanato, stands com os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro e representantes para exposição do potencial turístico do Amazonas. As trinta cidades amazonenses que estão no mapa foram convidados.
Marca da gastronomia do Amazonas
Durante o evento, será lançada a marca que será o símbolo gastronomia amazonense. De acordo com o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, um dos destaques do Salão é a criação dessa grife para o Amazonas, uma marca que vem para patentear o peixe na brasa, que é um ícone da culinária no Estado e só é servido aqui com o modo de preparo tipicamente amazonense.
“O Amazonas tem uma diversidade de peixes com sabor único e que servimos assado na brasa, um verdadeiro churrasco de peixe que não existe em nenhum lugar do mundo. Então temos que registrar esse patrimônio da nossa culinária regional para que ele seja nossa identidade gastronômica”, afirmou.
Para a presidente do Conselho de Administração da Abrasel-AM, Zeina Russo, a iniciativa é muito importante para o segmento. “Não existe gastronomia sem turismo e vice e versa, por isso nós estamos honrados com a oportunidade de nossos chefes criarem uma grife para os peixes da Amazônia”, declarou.
Outros segmentos
Além da gastronomia, sol e praia, outros segmentos turísticos como, Pesca Esportiva, Hotel de Selva, Eventos, Etnoturismo, Turismo Comunitário entre outras áreas também terão espaço no 4° Salão de Turismo Amazonas, mostrando o crescimento do setor no ano e fomentando os principais atrativos que fazem do Estado o destino verde do Brasil.