
Da Redação
MANAUS – O Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas) informa que, caso continue a greve dos caminhoneiros, a frota do transporte irá operar parcialmente nesta sexta-feira, 25, e as empresas não terão como operar a partir de sábado, 26, por conta da falta de combustível para abastecer os ônibus do transporte coletivo. Aos sábados e domingos, a frota já é reduzida em quase 40%.
“Essa greve dos caminhoneiros reflete diretamente no transporte coletivo, pois as empresas mantêm um estoque de no máximo um dia para abastecer os ônibus. Caso a greve continue, amanhã (sexta) as empresas vão operar parcialmente e nos demais dias a população poderá ficar sem transporte, devido à falta de combustível”, explica o assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges.
Ainda de acordo com o assessor jurídico, as empresas estão fazendo um levantamento no estoque de combustível e irão passar as informações para a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Atualmente o transporte coletivo opera em 229 linhas, com 1.258 carros.
Devido ao ato realizado em várias capitais brasileiras, empresas do transporte coletivo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já estão fazendo rodízio nas linhas de ônibus para não deixar os usuários sem transporte.