MANAUS – Os principais serviços do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), como a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), vão ficar suspensos a partir desta sexta-feira até domingo, dia 15, para a implantação do novo Sistema de Informações Técnicas e Administrativas dos CREA’s (Sitac). A grande vantagem será a automatização das rotinas operacionais, o que irá agilizar o atendimento e reduzir o uso de papel no conselho.
Atualmente, o CREA-AM possui mais de 16 mil profissionais inscritos, entre os que são registrados no conselho e os vistados – pertencem a conselhos de outros Estados, mas atuam no Amazonas. Com a substituição do sistema antigo, ficarão suspensos temporariamente os seguintes serviços: emissão de Certidões de Acervo Técnico; de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); anotação de cursos; consulta de ART e certidão; serviços de Protocolo (criação, consulta e baixa); registro de profissional e de empresa (atualizações, alterações e baixas); solicitação e emissão de taxas e boletos; e demais serviços disponíveis on-line.
“Queremos modernizar o nosso conselho e a adoção do novo sistema vai permitir maior agilidade na conexão entre o profissional, a população e o CREA-AM”, enfatizou o presidente da autarquia, engenheiro civil Cláudio Guenka. A autarquia vai completar em agosto 41 anos de fundação no Amazonas e esta será a primeira vez que o conselho realiza uma grande alteração no sistema de informática do órgão.
Todos os pagamentos realizados nos dias 11, 12 e 13 de março de 2015 serão compensados na segunda-feira, dia 16. E os boletos com vencimento nesses dias continuam válidos e, portanto, devem ser pagos dentro do prazo. Os profissionais que precisarem de orientações sobre os procedimentos na sexta-feira, devem ligar no telefone (92) 2125-7120 ou 7121 ou 7171. O e-mail disponível para informações é o [email protected].
Os coordenadores do projeto pedem aos profissionais maior atenção em relação à ART. Somente com a anotação de responsabilidade técnica são 200 registros diários, em média, no CREA-AM. Este documento é exigido por lei, onde todo trabalho ou serviço técnico envolvendo as áreas fiscalizadas pelo sistema Confea/CREA (Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em seus níveis médio e superior) é registrado junto ao conselho, através da ART. A finalidade de identificar o responsável técnico pela obra ou serviço, bem como apresentar as características do empreendimento, protegendo a sociedade e o profissional de práticas irregulares e situações que possam trazer prejuízos à população.
O Sitac já é usado nos conselhos dos Estados do Acre, Amapá, Paraíba, Pará, Sergipe, Roraima, Bahia, Alagoas e Tocantins. De acordo com o gerente do projeto Wanderson Câmara, são várias vantagens proporcionadas pelo novo sistema ao profissional do conselho e às empresas que utilizam o serviço da autarquia: atendimento e acompanhamento de processos de forma virtual, como solicitação de CAT (Certidão de Acervo Técnico) e ART; 2ª via de carteira; 1º Registro Profissional; solicitação de visto profissional, parcelamento de anuidade; protocolos; alteração cadastral do profissional e da empresa; dentre outros.
Em relação ao ambiente interno, o principal benefício para os funcionários será a automação de procedimentos, gerando maior celeridade no atendimento e integração entre os setores, Confea e com os conselhos que já utilizam esse sistema.