
Da Redação
MANAUS – De abril a julho deste ano, a distorção idade-série na rede municipal de ensino em Manaus caiu para 15%, segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação). A queda no indicador foi obtido em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS).
Aproximadamente 251 escolas municipais aderiram aos programas do Instituto, que atende 5.200 alunos. O IAS financia quatro programas: ‘Se Liga’ e o ‘Acelera’ atendem alunos com distorção idade-ano do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental; o ‘Pit Stop’ e o ‘Fórmula da Vitória’ atuam no reforço escolar de estudantes, também dos anos iniciais e do 6º e 7º ano do ensino fundamental.
Com base nos dados apresentados, a secretária Kátia Schweickardt disse que o trabalho conjunto permitiu o acesso da criança e do adolescente ao aprendizado escolar. “Nós estamos dando uma resposta à sociedade manauara, ao mostrar que a rede municipal de ensino está oferecendo uma educação de qualidade, que é um direito básico de qualquer cidadão”, disse.
O programa de correção de fluxo existe na rede pública municipal desde 2014 e, segundo Silvia Mattiazzo, especialista do Instituto Ayrton Senna, Manaus é referência entre outras cidades. “Sempre que se fala em bons resultados, Manaus é sempre a nossa referência. A nossa parceria é um grande sucesso na correção de fluxo e os indicadores diminuem a cada ano. Os técnicos da Semed sempre mostram respostas muito boas na aprendizagem dos alunos. A parceria é sempre muito positiva”, elogiou.
Desde que o programa foi iniciado na rede municipal, foram atendidos mais de 15 mil alunos. O ‘Se Liga’ e o ‘Acelera’ são oferecidos no turno que o aluno estuda. Já os programas de reforço ‘Pit Stop’ e ‘Fórmula da Vitória’ são oferecidos no contra turno.
“Com esses programas nós observamos a redução considerável no índice de distorção idade-série nos anos iniciais, que é o nosso foco principal. Nós estamos alcançando a meta com apoio da secretaria, dos professores. Nossos alunos, com isso, estão superando as dificuldades e seguindo em frente na vida escolar”, disse a diretora do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Marcionília Bessa.