Por Diogo Rocha, do ATUAL
MANAUS – Depois de passar quatro jogos em branco, o atacante Sassá desencantou e fechou a vitória do Amazonas, por 2 a 0, sobre o Volta Redonda (RJ), neste sábado (16) à noite, na Arena da Amazônia, pela 3ª rodada do Grupo C do quadrangular final da Série C do Brasileirão. O primeiro triunfo da Onça Pintada nesta fase de acesso à Série B de 2024 marcou a estreia do técnico Luizinho Vieira no comando da equipe da zona leste de Manaus.
Mesmo com o triunfo, em casa, o Amazonas permanece na lanterna do chave, em 4º lugar, empatado agora em três pontos com o Botafogo (PB), que ainda jogará neste domingo (17) contra o Paysandu (PA), em Belém. O confronto na Arena também finalizou para o time amazonense os jogos de ida [1º turno] do quadrangular. A partir da 4ª rodada, a Onça voltará a enfrentar novamente os três rivais do Grupo C para buscar o acesso inédito.
E o novo encontro com o Voltaço já será no próximo sábado (23), no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda (RJ), a partir das 18h (de Manaus). O local da partida traz más lembranças para o Amazonas FC, que sofreu uma goleada, por 5 a 1, do time anfitrião na primeira fase da Terceirona.
No caso do atacante Sassá, o duelo com o adversário carioca longe de Manaus será a oportunidade de se firmar novamente como o “matador” do Amazonas e espantar de vez a má fase dele e do próprio clube na Série C. Antes do gol sobre o Volta Redonda, neste sábado, o artilheiro da divisão não balançava as redes adversárias desde a derrota para o São Bernardo (SP), por 2 a 1, no dia 12 de agosto, ainda pela 17ª rodada da fase inicial da competição.
Mas a quebra do jejum de Sassá não foi o único tabu derrubado. O triunfo sobre o Voltaço se tornou uma façanha. Foi a primeira vitória do Amazonas FC também sobre os outros clubes do G-8, o grupo dos oitos times que estão no quadrangular final.
Redenção
O time do Amazonas FC iniciou a partida na Arena da Amazônia, em Manaus, com domínio em campo. Pressionados após duas derrotas seguidas pelo quadrangular final da Série C, uma para o Botafogo (PB) e outra para o Paysandu (PA), os jogadores não se intimidaram com o então líder Volta Redonda (RJ).
O atacante Igor Bolt se destacou novamente pela Onça. Ele mostrou que tem estrela e abriu o placar, aos 11 minutos do primeiro tempo, com um belo chute dentro da área.
E apesar de continuar melhor em campo, o Amazonas perdeu oportunidades claras de ampliar o placar antes do intervalo. Para a sorte do time da casa, o Volta Redonda estava pior na pontaria.
Mas no segundo tempo, Sassá resolveu trazer alívio para a torcida e fez o segundo gol da Onça Pintada, aos 29 minutos, de cabeça. Ele aproveitou uma falha da defesa do Volta Redonda depois de um cruzamento de Patric e marcou seu 15º gol na Série C se isolando mais na artilharia.
Com o Voltaço nervoso em campo, os donos da casa passaram a controlar mais a partida. Nos acréscimos, aos 49 minutos, o atacante Luan Santos foi expulso, mas a desvantagem numérica do Amazonas não adiantou muito para o rival carioca ao menos tentar fazer um gol de honra. Final de jogo e esperança renovada.