Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – A primeira fase do Campeonato Amazonense – o Barezão 2023 – termina neste sábado (25) com 4 jogos. Os oitos times estão classificados à próxima etapa e as partidas servirão para definir quem enfrenta quem na segunda fase.
O Iranduba foi suspenso pela FAF (Federação Amazonense de Futebol), está fora da competição, mas não afeta a rodada final. O clube iria folgar neste sábado, pois completou todos os jogos da fase inicial.
Na segunda-feira (27), após receber relatório da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com indicação de manipulação de resultado, a FAF (Federação Amazonense de Futebol) puniu o Iranduba com suspensão de dois anos e multa de R$ 100 mil.
“O Iranduba está fora do campeonato, suspenso. O Operário já é o oitavo”, reforçou a FAF neste sexta-feira (3), véspera da última rodada.
Na segunda fase, os quatro melhores colocados da primeira levam vantagem no mando de campo na segunda partida e de jogar por dois resultados iguais para obterem a vaga.
Os confrontos seguem o modelo de cruzamento olímpico. O melhor classificado enfrenta o oitavo colocado. O classificado com a segunda melhor campanha pega o sétimo. O terceiro melhor da primeira fase terá pela frente o sexto colocado. Quarto e quinto colocados fazem um dos jogos das quartas de final.
Na rodada deste sábado, com todos os jogos no mesmo horário (15h30, de Manaus), o Amazonas, atual líder com 16 pontos, vai a Manacapuru (a 98 quilômetros a capital) enfrentar o Princesa do Solimões, que ocupa a terceira posição, com 14 pontos. Na partida no Estádio Gilberto Mestrinho, os dois clubes lutam pela liderança.
Segundo colocado com 14 pontos e também com chance de terminar como líder geral da primeira fase, o Manauara joga contra o Rio Negro, no Estádio Ismael Benigno. O Galo, com sete pontos e na sétima posição, não tem possibilidade de chegar entre os quatro primeiros.
Na Arena da Amazônia, Manaus FC e Nacional fazem um confronto que tem tudo para se repetir na segunda fase. O Gavião do Norte é o atual quarto colocado com 12 pontos e o máximo que consegue alcançar é o segundo lugar, caso vença a partida e ocorra uma combinação de resultados favorável ao clube. Quinto colocado com 10 pontos, o Nacional define a reedição do confronto nas quartas de final em caso de vitória.
Em Rio Preto da Eva, no Estádio Francisco Garcia, jogam RPE Parintins e Operário. Os dois clubes não têm condições de classificação entre os quatro melhores. O Tourão tem oito pontos e ocupa a sexta colocação enquanto o Sapão é o último colocado com apenas um ponto.