Da Redação
MANAUS – Panes e lentidão no sistema de informática do Ministério do Trabalho, em Brasília, impedem a emissão de CTPS (Carteira Profissional de Trabalho e Previdência Social) em Manaus, alega a Semtrad (Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento). Em dois postos de atendimento, segundo a Semtrad, são atendidas 1,8 mil pessoas, em média. Com maior agilidade no sistema online, a secretaria pretende ampliar esse número e reduzir o tempo de espera pela metade.
A situação foi apresentada à SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) do Amazonas. Conforme a assessora técnica do Sine Manaus, Margareth Cavalcante, a parceria da SRTE é fundamental para resolver as falhas no sistema de tecnologia do ministério. Além da emissão de CTPS, os postos de atendimento também oferecem consulta e cadastro para emprego e encaminhamento às vagas disponibilizadas pelas empresas. “As falhas no sistema retardam em até uma hora o atendimento”, disse Margareth.
Há dois meses, conforme Margateh, a Semtrad trabalha para viabilizar o serviço online de emissão das carteiras, exigido pelo MPF (Ministério Público Federal). De acordo com ela, atualmente, há apenas dois kits para a emissão de carteiras no posto do Sine no Centro de Manaus. Cada kit contém o software, a web câmera para a foto e a máquina de digitalização da assinatura. “A Semtrad deu entrada no pedido para obter mais kits e ampliar o atendimento aos outros postos, mas o principal problema é com a central de tecnologia da informação em Brasília que repercute em todos os postos de atendimento de Manaus. Se resolvêssemos esse problema, diminuiríamos o tempo de atendimento pela metade”, explicou.
O superintendente da SRTE, Gilvan Simões, prometeu levar a reivindicação à diretoria executiva do Ministério do Trabalho no fim deste mês. “Entendemos a importância do serviço prestado pela Semtrad nos postos do Sine Manaus e buscaremos ajudar a secretaria levando essas demandas ao Ministério do Trabalho”, disse Gilvan.
Pane
No dia 26 de agosto, uma pane no sistema do Ministério do Trabalho comprometendo a emissão das CTPS, informou a Semtrad. O sistema foi restabelecido cinco dias depois. O serviço voltou ao normal na terça-feira.
Para solicitar a carteira, o trabalhador não precisa pagar nada, basta que se dirija a uma unidade do Sine, no horário das 7h30 às 13h, e apresente CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento.