Da Redação
MANAUS – Cinco escolas da rede pública em Manaus concorrem ao Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição do WWF-Brasil organizada pela associação Quero na Escola. A iniciativa integra o programa Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). O Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Participam do evento 208 projetos sobre restauração de ecossistemas desenvolvidos por 127 colégios de 74 cidades em 15 estados. Eles concorrerão em duas categorias: Voto Popular e Comissão Julgadora.
Na categoria Votação Popular, até esta quarta-feira (25), qualquer pessoa poderá votar, apenas uma vez, nos seus dois projetos preferidos. Cada voto para Ação Restauradora valerá 1 ponto. A ordem dos projetos é aleatória e muda constantemente a cada visualização. Na categoria Voto Popular, os pontos da primeira fase de cada grupo serão somados aos pontos obtidos na votação. Os cinco grupos com maior pontuação na categoria Voto Popular serão vencedores.
Um dos participantes da Restaura Natureza é o grupo CBP, formado por alunos da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro do Coroado, zona leste de Manaus, que desenvolveu o mapeamento ambiental do Igarapé da Beira Rio. Após mapear os principais pontos onde há problemas ambientais, realizaram coletas de dados georreferenciados que indicam o tipo de problema ambiental. Depois, utilizaram o programa Google Earth Pro para elaborar um mapa com os 131 pontos mapeados. A ideia dos estudantes é, no futuro, compartilhar as informações com a Prefeitura de Manaus.
Um grupo de três alunas da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, na Cidade Nova, organizou uma visita de 20 estudantes ao um parque estadual para realizar a limpeza de lixo. Duas alunas se comprometeram a levar um documento à prefeitura solicitando a limpeza do restante do material que não foi possível recolher.
Dois grupos são da Escola Estadual Dom Jacson Damasceno Rodrigues, zona leste de Manaus: Flora Tech e Eco soul. O grupo Flora Tech se sensibilizou com a quantidade de lixo nas áreas verdes em torno da escola. Nas visitas à região, os estudantes perceberam que o lixo era despejado no igarapé do Mindu, que fica atrás da escola e já está poluído. Além de conscientizar outros alunos sobre o problema, por meio de palestras, o grupo contatou um instituto para solicitar uma parceria para orientação e doação de mudas para plantio e revitalização da área verde e aguarda a resposta para a demanda.
O grupo Eco Soul, composto por estudantes do 9º ano da mesma escola, realizou pesquisas sobre o aquecimento global e a extinção de espécies da Amazônia e compartilhou o conhecimento com outros alunos da escola, por meio de palestras. Os grupos planejam realizar uma marcha para conscientizar a comunidade que vive no entorno da escola sobre a importância da preservação da natureza.
Estudantes da Escola Estadual Osmar Pedrosa, no bairro Novo Aleixo, prepararam o projeto “A reutilização sustentável do óleo de cozinha na fabricação de sabão”. Após receberam uma formação sobre sustentabilidade e a importância da reciclagem, os estudantes prepararam sabão a partir do óleo de cozinha usado. As 28 barras de sabão foram destinadas à área de limpeza da própria escola.
O grupo Sauins Protetores é formado por quatro alunos da Escola Municipal Profª Tereza Cordovil, em Tarumã Açu. Eles escolheram fazer uma ação de plantio de mudas para a restauração do Igarapé do Gigante. Para isso, entraram em contato com pessoas e instituições que pudessem autorizar uma área para fazer o plantio e que pudessem doar mudas, no total, 200 mudas de espécies frutíferas e nativas foram doadas ao grupo. Após o plantio, acompanharam o crescimento das mudas usando o aplicativo Tree Earth.
Na página da Votação Popular é possível ver os materiais dos planos de ação apresentados por todos os grupos escolares participantes para fazer a escolha dos dois preferidos e votar.
“A quantidade e a qualidade dos projetos apresentados nesta primeira edição da Restaura Natureza são uma paisagem inspiradora do quanto as comunidades escolares já são uma força poderosa na restauração de ecossistemas. É emocionante ver que muitas das ações incorporaram conceitos técnicos ainda pouco conhecidos no ambiente escolar e até fora dele”, afirma Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza no WWF-Brasil.
Os vencedores das categorias Voto Popular e Comissão Julgadora serão divulgados no dia 4 de junho de 2022. Na primeira fase da Restaura Natureza, 100% digital, participaram 7.424 estudantes de 25 estados brasileiros e Distrito Federal. Na segunda fase, participaram 5.975 estudantes de todas as regiões brasileiras, acompanhados por 565 professores.