O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Prevenção do suicídio é tema de campanha

18 de setembro de 2015 Dia a Dia
Compartilhar
Setembro amarelo contra o suicídio
Palestras, atividades lúdicas, sorteio de brindes, panfletagem e uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade também fazem parte da programação da campanha “Viver vale a pena – Suicídio, nunca!” (Foto: Divulgação/Semcom)

MANAUS – A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, em 2012, foram registradas 11.821 mortes por suicídio, colocando o país em 8º lugar entre as nações em número absoluto de suicídios. No Amazonas, dados do Mapa da Violência do Ministério da Saúde indicam que o número de suicídios cresceu 131,3% entre 2002 e 2012. Diante do quadro alarmante, um grupo de voluntários espíritas realizará, no próximo domingo (20), a campanha “Viver vale a pena – Suicídio, nunca!”, levando atividades de prevenção do suicídio e de valorização da vida à população de Manaus.
A campanha faz parte do movimento mundial “Setembro amarelo”, que tem por objetivo contribuir para a conscientização da sociedade em torno do suicídio e da importância das ações de prevenção deste que é considerado um problema de saúde pública.
A partir de 9h30, na Feira de Artesanato da avenida Eduardo Ribeiro, equipes de voluntários promoverão atividades esportivas e de lazer para crianças, jovens e adultos, além de atendimentos de prevenção em saúde, com medição de pressão arterial, dosagem de glicemia e orientação nutricional.
O serviço de orientação e aconselhamento emocional também estará disponível durante toda a manhã, com equipes multiprofissionais preparadas para atender pessoas com problemas emocionais ou mesmo aquelas impactadas por um suicídio de familiar, amigo ou outra pessoa próxima.
Palestras, atividades lúdicas, sorteio de brindes, panfletagem e uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade também fazem parte da programação da campanha “Viver vale a pena – Suicídio, nunca!”. “Todas as atividades estão abertas à participação de todos. Quanto mais pessoas estiverem engajadas nesta mobilização pela vida, mais a sociedade como um todo se beneficia”, afirmou a coordenadora da campanha, Ariana Melo.

É possível prevenir
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser evitados com o cuidado adequado. “A primeira coisa que precisa ser rompida é o preconceito com a doença mental ou o transtorno psíquico. Muitas pessoas deixam de procurar ajuda por medo de serem chamadas de loucas ou de terem sua dor desprezada”, aponta o médico psiquiatra Luiz Henrique Novaes.
Entre as medidas apontadas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) como fatores que contribuem para prevenir o suicídio, além do atendimento adequado pelo sistema de saúde, estão o incentivo a espaços de promoção de saúde na comunidade, o uso estratégico da mídia para campanhas preventivas e esclarecimentos em escolas que problematizem o assunto, contribuindo para a desconstrução de mitos e tabus em torno da questão.

Atividades comunitárias
A realização da campanha “Viver vale a pena – Suicídio, nunca!”, no domingo, é uma das atividades desenvolvidas pelo grupo de voluntários espíritas em torno da valorização da vida.
Semanalmente, são realizadas ações de promoção social que atendem a cerca de 500 crianças, jovens e adultos em diversos bairros da capital amazonense. Duas escolas de educação infantil e ensino fundamental oferecem ensino gratuito a mais de 200 crianças, além de atendimento social às suas famílias.

 

(Da Semcom)

Notícias relacionadas

Dalton Mello, pai dos atores Selton e Danton, morre aos 84 anos

Justiça mantém prisão de advogado suspeito de estuprar três menores em Manaus

Homem é preso com 108 kg de mercúrio no Porto da Ceasa, em Manaus

Casal é condenado a 9 anos de prisão pela morte de mãe e filho em Manaus

Pesquisa do Inpa revela potencial do samburá para tratamento do diabetes

Assuntos Amazonas Atual, campanha, Prevenção, saúde, saúde mental, setembro amarelo, Suicídio
Valmir Lima 18 de setembro de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Pesquisa do Inpa revela potencial do samburá para tratamento do diabetes

11 de julho de 2026
Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto (Foto: SES/Divulgação)
Dia a Dia

Saúde obriga organizações sociais a publicarem extratos bancários diários

9 de julho de 2026
Atem promoção
Especial Publicitário

Atem já premiou mais de 500 consumidores em 34 cidades brasileiras com a campanha ‘Sorte no Caminho’

30 de junho de 2026
Empresas devem adotar ações para prevenir contra riscos à saúde mental de trabalhadores (Imagem ilutsrativa criada por IA/Google)
Saúde

Empresas devem cumprir norma para garantir saúde mental

30 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?