Da Redação
MANAUS – A Prefeitura de Manaus vai remanejar médicos para garantir o atendimento regular nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) a fim de evitar a paralisação do serviço com a saída de oito profissionais cubanos. A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) elabora uma escala para que duas vezes por semana outros médicos atendam os pacientes. Os cubanos prestavam serviço desde 2014 nas Bs.
Um deles é Yetzan Gomez Leon, que no ano passado conseguiu renovar por mais três anos o contrato para permanência na cidade. Ele trabalhava na UBS no Novo Aleixo, zona leste. “Foi muito gratificante trabalhar nessa cidade. Todos nós aprendemos muito e transmitimos nosso conhecimento. Só temos a agradecer a acolhida e o carinho do povo de Manaus, do povo brasileiro. Fomos muito felizes aqui”, disse o médico.
As inscrições para reposição das vagas abertas em todo o País foram abertas nessa quarta-feira, 21. A expectativa, de acordo com o edital publicado pelo governo federal, é que na primeira semana do mês de dezembro os novos profissionais já estejam trabalhando.
O salário é de R$ 11,8 mil e, para os não residentes em Manaus, há ainda auxílio moradia e alimentação no valor de R$ 1,7 mil.