MANAUS – O prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que a partir desta terça-feira, 24, as empresas de transporte coletivo sejam multadas se os motoristas de ônibus forem flagrados transitando na faixa central da avenida Constantino Nery, na zona centro-sul. Desde a semana passada, quando começou a vigorar a faixa azul exclusiva para o BRS (Bus Rapid System) e veículos autorizados, os motoristas foram orientados a deixar a pista central somente para os condutores de carros e motos, já que na via da direita ainda circulam ônibus convencionais.
A norma não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, é apenas uma multa administrativa por desobediência às ordens do órgão gestor do transporte coletivo, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Na manhã desta segunda-feira, o presidente da SMTU, Pedro Carvalho, se reuniu com representantes das empresas de transporte coletivo para cobrar o cumprimento da norma de circulação na Constantino Nery. “O trânsito naquela via só vai chegar à normalidade quando cada um fizer a sua parte. E neste primeiro momento, as empresas foram a mais desorganizada. Tem gente fazendo zig-zag”, disse Carvalho.
Questionado sobre o fato de a maioria dos ônibus no corredor da Constantino Nery trafegarem pela direita e só 30% utilizarem a faixa azul (exclusiva para ônibus), Carvalho disse que nos próximos dias outros veículos serão transferidos para a faixa da esquerda, mas afirma que não é possível transferir todos para a faixa azul. “Hoje trafegam pela Constantino Nery 419 ônibus. Não dá para por todos na mesma faixa, porque inviabilizaria o tráfego desses ônibus. No máximo, a faixa suportaria 140 ônibus”, disse.
BRT
Ao anunciar a nova regra, nesta segunda-feira, 23, Arthur também afirmou que pretende até o fim desta ano implantar o BRT (Bus Rapid Transit). “O governador Melo e eu temos a vontade de, ainda este ano, implantar o BRT na capital, mas isso vai depender do projeto remodelado que vamos apresentar e da liberação de recursos junto ao governo federal. Até lá, não posso ficar com os braços cruzados; por isso, estamos avançando na inserção dos corredores exclusivos para ônibus. A disciplina agora será mais rígida, tanto para os condutores de carros como para os motoristas de ônibus”, disse Arthur.
Ainda segundo o prefeito, os primeiros dias de funcionamento da faixa azul na Constantino Nery mostraram resultados positivos. “A massa, aquela que usa o transporte coletivo, tem aprovado o BRS e a cada momento estamos sendo mais compreendidos também pelas pessoas que andam de carro. O que queremos é respeito a um projeto que vem para melhorar o ultrapassado sistema de transporte coletivo que temos na nossa cidade, melhorando a mobilidade urbana dentro das possibilidades que a gente tem. A nossa expectativa é que em breve os descontentes percebam que estamos cuidando bem de Manaus”, destacou.
Multa
A multa administrativa às empresas de transporte coletivo por veículo flagrado está estipulada em 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 4.189. O presidente Pedro Carvalho aposta que não haverá necessidade de multar, porque as empresas vão orientar seus motoristas e fiscalizar para que eles não desrespeitem as normas da SMTU.
Além da fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a população também pode denunciar o descumprimento às normas do BRS por meio do SAC SMTU (118) ou pelos telefones 3632-2115 ou e 3632-2116. Para isso, é preciso anotar no número de ordem do ônibus e a linha a que ele pertence.