
Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, disse nesta quinta-feira (20) que poucas bocas de lobos [caixa de concreto com uma abertura para a entrada da água] dificultam o escoamento da água da chuva e favorece alagações de avenidas. O problema ocorre na Constantino Nery e Torquato Tapajós.
“Nós detectamos que a rede de drenagem consegue dar vazão, não está obstruída. O problema da Constantino Nery é que ela tem poucas bocas de lobo e quando cai um grande volume de água não tem como dar vazão. Então, vamos abrir mais bocas de lobo ali”, disse o prefeito.
Na Avenida Torquato Tapajós, David Almeida disse que foi identificado um problema na vazão da água e precisará ser feito um “pontilhão” [passagem para a água chegar até as tubulações de escoamento].
“Nós identificamos que fizemos um trabalho do lado direito, fizemos lá um pontilhão, vocês viram que abriram ali na Torquato e nós fizemos. Agora vamos ter que fazer do outro lado que aí acaba de vez a inundação. Nos vamos fazer um outro pontilhão, outro trabalho lá para poder solucionar aquele problema” disse o prefeito.
David Almeida falou também sobre a Alameda Alphaville, próximo ao Parque Gigantes da Floresta, na zona leste. Segundo ele, será preciso elevar o nível da rua para fazer uma ponte e fazer com que a água vá direto para o Igarapé do Mindu e evite alagações.
“Nós vamos ter que elevar o nível da rua para fazer uma ponte lá também para que aquela água toda que vem do São José 1, São José dos Campos e passa pelo Tancredo Neves, possa acessar o Igarapé do Mindu sem ficar retida na rua”, disse Almeida.
O prefeito relatou ainda que a prefeitura realizou o desassoreamento no Igarapé do Mindu para evitar que a água invadisse pista na alameda. Segundo ele, no final de fevereiro choveu 34mm e a água quase invadiu o parque. Nesta quarta-feira (19), foram 86mm de chuva, mas a rua não foi alagada.
David Almeida disse que a Prefeitura de Manaus está desobstruindo seis igarapés, bueiros e bocas de lobo. Segundo Almeida, oito igarapés foram desassoreados.