Do ATUAL
MANAUS – O movimento de carga em apenas um porto de Manaus aumentou 60% entre os meses de janeiro e julho de 2024. A movimentação ocorreu no Super Terminais, porto privado na zona sul da capital. No mesmo período de 2023 a empresa registrou 50.527 contêineres. Neste ano, foram 84.067.
Segundo o Super Terminais, o aumento ocorreu pela alta demanda do PIM (Polo Industrial de Manaus). As indústrias anteciparam pedidos de componentes e insumos para prevenir atrasos na entrega devido à estiagem na região que causa seca dos rios. O fenômeno também atinge o Canal do Panamá, onde o baixo nível da água atrasa a passagem de navios cargueiros.
A alta na movimentação de cargas nos portos foi registrada em todo o país pelo ONTL (Observatório Nacional de Transporte e Logística) e atingiu 4,3% no primeiro semestre. Houve aumento de 22,72% na movimentação de contêineres. Mercadorias transportadas por esse sistema têm maior valor agregado.
Dois grupos de mercadorias registraram recordes no transporte de cargas: o agrícola, de extração vegetal e celulose, atingiu 48 milhões de toneladas, e o grupo “outras mercadorias” movimentou 3,3 milhões.
O transporte de grãos por rodovias demonstrou estabilidade, com crescimento de 0,44% no acumulado de um ano. O número representa 210 mil toneladas a mais do que o resultado do mesmo período de 2023.
O ONTL também registrou aumento expressivo de investimentos públicos nos transportes, principalmente em rodovias que forma a maior malha logística do pais. Foram R$ 6,5 bilhões de reais investidos na matriz de transportes, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2023.