Por Maria Derzi, da Redação
MANAUS – A SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) cumpre, na manhã desta terça-feira, 8, mandados de prisão e busca e apreensão dos policiais suspeitos de participação no desaparecimento de três jovens no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus. Alex Júlio Roque de Melo, de 25 anos; Rita de Cássia castro da Silva, 19; e Weverton Marinho, 20; estão desaparecidos desde o dia 28 de outubro.
Os jovens não foram mais vistos pelas famílias e nem por amigos após serem abordados por duas patrulhas da 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar enquanto trafegavam em uma moto pelas ruas do bairro. Os parentes dos jovens não falam sobre o caso porque temem represálias.
Relatos
O AMAZONAS ATUAL apurou com um dos familiares, que exigiu a condição de anonimato, que um dos jovens vinha sendo assediado por um dos policiais que estavam na viatura dias antes e que imagens de uma câmera de segurança, do local onde foi feita a abordagem, mostram um dos policiais levando a moto enquanto os jovens eram encaminhados para o carro da polícia.
Os familiares também estão empreendendo buscas à procura de pistas dos jovens e coletando informações com supostas testemunhas que teriam visto os jovens sendo levados para a mata, numa picape. Também há relatos de que as sandálias de Alex Roque foram encontradas com manchas de sangue em um campo de futebol próximo ao local onde eles foram abordados pela polícia.
Um dos parentes disse, por telefone, que eles foram “proibidos” de falar o nome ou de postar fotos do policial nas redes sociais. Ele também disse que os familiares dos três jovens estão proibidos, inclusive, de conceder entrevistas. “ Eles não falam nada, nadinha pra gente. Não sabemos de nada. Se a senhora quiser saber, pergunte lá na polícia”, disse a fonte, demonstrando estar amedrontada.
Já não estamos mais em uma ditadura militar, mas os métodos mudam.