Da Redação
MANAUS – Policiais e bombeiros militares com pós-graduação, mestrado e doutorado vão ter incorporados ao salários a gratificação de curso. A bonificação faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, que também vai proporcionar melhorias na infraestrutura das corporações. Os valores serão de 25% para quem possui pós-graduação, 30% para que concluiu mestrado e 35% para doutorado.
Na Polícia Militar há 862 servidores com pós-graduação, 24 com mestrado, e 1 com doutorado. Entre os bombeiros, 320 têm especialzação, 33 têm mestrado, e 4 com doutorado. No total, serão 1.244 beneficiados.
Parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Universidade do Estado do Amazonas, o curso de Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania já formou 79 mestres e tem sido fundamental no incentivo ao desenvolvimento de pesquisas sobre a área.
As pesquisas abordam assuntos como a violência contra vulneráveis e a questão carcerária. O curso oferecido pela UEA possui parcerias com as universidades federais de Roraima, Pará, Bahia e Vila Velha (ES) e vínculos de parceria do curso com pesquisadores da Universidade de São Paulo e de Salerno, na Itália.
Policiais civis, militares e federais, membros das Forças Armadas, professores e servidores de órgãos como Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) estão entre os formados no mestrado, criado em 2012.