
Do ATUAL
MANAUS — Policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado apreenderam na terça-feira (20) 158 quilos de pasta base de cocaína avaliados em R$ 12 milhões. A droga estava em uma embarcação de grande porte que saiu de São Paulo de Olivença (a 985 km de Manaus) com destino a Manaus. A apreensão ocorreu próximo à capital amazonense.
Quatro homens, entre 42 e 57 anos, foram presos em flagrante. Entre eles estão o proprietário da embarcação, o comandante, o gerente de cargas e o gerente de máquinas. Também foram apreendidos R$ 15 mil em espécie e duas motocicletas usadas pela quadrilha para apoio logístico nas paradas da embarcação.
O delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, disse que a droga foi encontrada escondida em uma câmara frigorífica na embarcação e que a investigação busca identificar quem receberia a droga.
“O DRCO conseguiu interceptar os 158 quilos de pasta base de cocaína que vieram de São Paulo de Olivença em uma embarcação de grande porte, e as investigações irão continuar para que possamos identificar quem seria o destinatário do material ilícito. Esse é o trabalho que a Polícia Civil vem realizando para coibir qualquer tipo de organização criminosa que tente se instalar no Estado”, disse Bruno Fraga.

O delegado Thomaz Vasconcelos Dias, do DRCO, explicou que a embarcação tem capacidade para transportar 500 passageiros, mas estava com apenas 20 a bordo. Ele revelou que a droga provavelmente veio do Peru e que a embarcação fazia outras viagens com drogas.
Segundo ele, dentro da embarcação havia placas de reposição das paredes, ou seja, toda a vez em que o barco chegava em Manaus a câmara frigorífica era desmontada para fazer a retirada da droga.
“O que nos chamou atenção é que a embarcação veio de São Paulo de Olivença somente com 20 passageiros, sendo que ela tem a capacidade para o transporte de 500. Durante a revista no barco, foi possível identificar uma câmara frigorífica onde estavam ocultados os 158 quilos de pasta base que possivelmente vieram do Peru”, disse o delegado.