O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Oito meses depois, Ceará vive nova onda de ataques a ônibus

25 de setembro de 2019 Dia a Dia
Compartilhar
Ataque a ônibus na periferia de Fortaleza: veículos queimados (Foto: Paulo Sadat/Diário do Nordeste/Folhapress)

Por Marcel Rizzo, da Folhapress

FORTALEZA-CE – O Ceará voltou a ser alvo de ataques criminosos oito meses depois da onda que com mais de 280 ações e que fez agentes da Força Nacional de Segurança serem deslocados para o estado.

Desde a noite de sexta-feira, 20, ao menos 35 ataques foram cometidos contra ônibus, carros em concessionárias, caminhões, prédios públicos e privados e torres de telefonia. Eles ocorreram na capital, na região metropolitana e no interior.

Até a conclusão desta edição, 28 pessoas haviam sido detidas, e quatro adolescentes, apreendidos, sob suspeita de participação nos ataques. Um dos suspeitos deu entrada em hospital com 70% do corpo queimado após tentativa de queimar dois ônibus na cidade de Canindé, a 120 km de Fortaleza.

Na última ação, na tarde dessa terça, 24, um carro de entrega dos Correios foi queimado em Fortaleza. Dez cidades, incluindo a capital, sofreram ataques. A frota de ônibus estava reduzida em 30% no início da noite desta terça, e vários pontos e terminais estavam cheios. Linhas consideradas mais perigosas circulavam com escolta policial.

Pela manhã, uma concessionária teve carros incendiados em um bairro rico de Fortaleza, e ao menos 16 veículos acabaram atingidos. O alvo é diferente daquele das ações de janeiro, que se concentraram, na maioria, no interior e em regiões periféricas da capital.

Ao menos dez ônibus e micro-ônibus já foram incendiados em todo o estado desde sexta, 20. A Secretaria de Segurança solicitou que policiais militares de férias ou de folga se apresentem para ajudar no patrulhamento das ruas. São alvos de ataques também caminhões de lixo e carros de concessionárias de energia e água e esgoto.

O Governo do Ceará atribui o movimento a membros de facções criminosas por motivo semelhante ao de janeiro: o endurecimento de regras em unidades prisionais. “O governo tem agido dentro e fora das prisões cearenses, cortando comunicação, isolando e transferindo chefes criminosos, punindo de forma rigorosa atos de indisciplina e acabando com todo e qualquer tipo de regalia nos presídios”, disse o governador Camilo Santana (PT) em rede social.

Um arquivo de áudio vazado do Secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque Araújo, atribui os ataques a uma das três facções que atua com mais força no Ceará, a GDE (Guardiões do Estado). A inteligência da polícia, entretanto, ainda apura se há, como em janeiro, uma coalizão de forças entre a GDE, o PCC e o Comando Vermelho para os novos ataques.

Nesta terça, a Secretaria de Administração Penitenciária anunciou a transferência de 257 presos ligados à GDE de presídios de Pacatuba, Quixadá e Aquiraz, no interior. “Isolamos os internos pertencentes a esse grupo. Com esse controle, nós criamos o ambiente seguro e impossibilitamos qualquer comunicação com o mundo externo”, disse Albuquerque.

Segundo fontes do governo, foi encontrado com presos bilhete com um ‘salve’ para que os ataques ocorressem em “comércios, shoppings, postos de gasolina, supermercados e concessionárias”. Há preocupação de que, desta vez, prédios privados, com maior circulação de pessoas, sejam alvos preferenciais.

Ao assumir o segundo mandato, em janeiro, Camilo Santana criou a Secretaria de Administração Penitenciária justamente para endurecer as regras nas unidades prisionais. O governador identificou que boa parte da violência do estado tinha como fator regalias que alguns presos tinham nas unidades e a facilidade de contato com o exterior. Alguns líderes de facções, após os ataques do começo deste ano, foram transferidos para presídios federais.

Uma tentativa de fuga, registrada há algumas semanas, pode ter sido o estopim da nova onda, já que após isso houve endurecimento de algumas unidades para coibir novas tentativas.

Notícias relacionadas

Mudanças climáticas afetam 85% dos brasileiros, mostra pesquisa

Uma pessoa morre e três ficam feridas em acidente de trânsito em Manaus

No Brasil, 75% dos jovens afirmam se preocupar com mudanças climáticas

Plano da cultura indígena depende do reconhecimento da diversidade

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

Assuntos ataques a ônibus, Ceará
Cleber Oliveira 25 de setembro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes ao partido: ‘futuro governador’

18 de outubro de 2025
Maria de Souza Dino e Manoel Angelim Dino: juntos há 84 anos (Foto: Guiness Book/Reprodução)
Dia a Dia

Guiness registra no Ceará casamento mais duradouro do mundo: 84 anos

15 de fevereiro de 2025
Prefeito Bebeto do Choró é investigado por suspeita de desvio de recursos públicos (Imagem: Instagram/@bebetoqueiroz/Reprodução)
Política

Esquema de desvio de emendas no CE envolve denúncias e prefeito foragido

13 de janeiro de 2025
Entrada da cidade de Ipaporanga: domínio político do PT (Foto: Prefeitura de Ipaporanga/Divulgação)
Política

Prefeito, vice e os 9 vereadores de Ipaporanga (CE) são todos do PT

30 de outubro de 2024

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?