A estiagem preocupa todo mundo. O Governo Lula já enviou 11 ministros para o Amazonas, com ações e recursos. O último ministro que veio foi o Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Ele tem um grande carinho e respeito com o povo amazonense.
Paulo Teixeira é deputado federal do PT pelo estado de São Paulo. Foi secretário de habitação da capital paulista, lutador dos direitos dos povos indígenas e dos mais pobres. Tem sua origem nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica.
O filho mais velho dele, o Pedro Yamaguchi, advogado, aos 27 anos, decidiu ajudar o Amazonas, trabalhando como voluntário na defesa dos indígenas em São Gabriel da Cachoeira, morando na Diocese a convite do bispo Dom Edson Damian.
Um dia, após um jogo de futebol, o Pedro foi se banhar no Rio Negro. Infelizmente foi levado pelas águas e faleceu. Momento muito triste para a família do Paulo Teixeira, mas como forma de homenagear a memória e o trabalho do filho decidiu ajudar o Amazonas.
Isso aconteceu em 2010. Desde então, Paulo Teixeira começou a destinar recursos, por meio de emendas parlamentares, para investimentos em São Gabriel da Cachoeira. Na cidade tem o Centro de Educação de Tempo Integral com o nome de Pedro Yamaguchi. No Instituto Federal do Amazonas (Ifam) tem laboratórios e construções. E tem muito mais.
Além disso, junto com Dom Edson, organizaram um Fórum Interinstitucional com a participação de instituições públicas e da sociedade civil, tais como: Seduc, Prefeitura, Defensoria Pública, FOIRN, vereadores, Exército, Ifam, UEA, DSEI, entre outras. Foram feitos inúmeros pleitos e encaminhamentos que trouxeram benefícios para o município, como agências do INSS e Caixa Econômica Federal.
Por essa dedicação ao estado, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, através de projeto da ex-deputada Vera Castelo Branco, com o meu apoio, concedeu a Paulo Teixeira o título de Cidadão Amazonense. E também foi chamado pelo ex-deputado federal Praciano de o 9° deputado federal da bancada do Amazonas.
Agora, no novo Governo Lula, Paulo Teixeira é ministro do MDA e veio ao Amazonas esta semana para anunciar ajuda ao povo vítima da estiagem, com a doação de mais de 50 mil cestas de alimentos, através da Conab; liberação de R$ 17 milhões para compra da produção da Agricultura Familiar e Pescadores; o PAA, para doação as entidades que trabalham com pessoas que passam fome, além de falar dos programas federais, como o Pronaf, para créditos com juros bem baixos, principalmente, para mulheres agricultoras familiares.
Em Manaus, ele reuniu com associações, cooperativas, e movimentos sociais na sede do Incra. Ouviu as reivindicações e falou sobre os programas do Governo Lula para apoiar a produção de alimentos, aumentar a renda dos agricultores e enfrentar a fome.
Ainda fez uma visita à Conab e à Embrapa, onde pode conhecer pesquisas que favorecem a produção de alimentos, tais como: guaraná, hortaliças, peixe, mandioca, plantas e muito mais.
Mas o ministro também foi a São Gabriel da Cachoeira onde, reunidos com o povo na escola que tem o nome de seu filho, entregou mais de 500 títulos de terras para agricultores, indígenas para a comunidade da Associação Agrícola Teotônio Ferreira.
Ainda em São Gabriel da Cachoeira foi realizada uma reunião na sede do IFAM com várias entidades para continuar o Fórum Interinstitucional e as lutas por investimentos que favoreçam o povo do município.
Portanto, assim, o Amazonas só tem a agradecer o carinho que o 9° deputado federal do Amazonas tem com o povo do estado.
Os artigos publicados neste espaço são de responsabilidade do autor e nem sempre refletem a linha editorial do AMAZONAS ATUAL.