Da Redação
MANAUS – Lançado nesta terça-feira, 4, em Manaus, o projeto ‘Crack: é possível vencer’ é mais uma tentativa do governo federal de atacar a venda e consumo de drogas, desta vez com três ações: combate ao tráfico, prevenção e assistência em saúde. Em Manaus, as ações serão de combate às drogas em geral. O Amazonas não tem registro de venda e consumo de crack. “O projeto piloto será, inicialmente, implantado no Jorge Teixeira (zona leste da cidade), um dos bairros com grande registro de ocorrências com drogas e violência em geral. Depois, poderá ser utilizado em outros locais”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Sérgio Fontes.
No combate ao tráfico, os policiais militares ganharam duas motocicletas, capacetes, spray de pimenta e armas de choque elétrico. Os equipamentos serão utilizados na abordagem durante policiamento ostensivo em caso de resistência dos suspeitos. Na prevenção, a polícia fará palestras nas escolas e comunidades. Na questão do cuidado, o trabalho será de encaminhar usuários para tratamento de saúde.
Desde o dia 19 de setembro, a polícia apreendeu 434 motocicletas e 12 carros em situação irregular no bairro Jorge Teixeira. Também foram apreendidas dois revólveres e munições. Quatro pessoas foram presas por porte ilegal de arma de fogo.
Fontes informou que 1,5 mil pessoas receberam orientação preventiva e informações sobre uso e tráfico de drogas no bairro. As palestras foram ministradas por psicólogos, educadores e delegados. A meta é chegar ao número de 5 mil pessoas até dezembro.