
Do ATUAL
MANAUS — O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que novo concurso público para ampliar o efetivo da Guarda Municipal ocorrerá somente em 2026. O anúncio ocorreu na solenidade de inauguração do 2º Núcleo Operacional, nesta segunda-feira (19), no bairro Aparecida, zona sul da capital.
“Eu já aproveito aqui para dizer que a gente deve anunciar, já no primeiro semestre do ano que vem, mais um concurso público da Prefeitura, que será para mais guardas municipais. Nós vamos definir apenas o número de vagas que iremos contratar. Provavelmente, teremos um bom número. Estamos crescendo com a nossa estrutura”, disse o prefeito.
A nova base operacional foi instalada na Rua Wilkens de Matos, próximo ao Centro Estadual de Convivência do Idoso, da Aparecida, e faz parte de um plano de descentralização da Guarda Municipal. Segundo o prefeito, até o fim do mandato serão entregues seis núcleos em diferentes zonas da cidade. A próxima inauguração será na zona leste, onde, de acordo com ele, será instalada “a maior de todas as bases”.
O concurso será o segundo na gestão de David Almeida. Em 2024, a Prefeitura promoveu um certame para o preenchimento de 230 vagas imediatas e 120 para cadastro reserva da Guarda Municipal. Segundo o prefeito, os 120 aprovados do cadastro reserva farão o curso de formação para atuação como guarda armada em agosto deste ano.
Os núcleos funcionam 24 horas. Além da expansão física, o prefeito disse que a partir do monitoramento feitos nos núcleos pretende investir em tecnologia com a implantação de reconhecimento facial em espaços públicos administrados pelo município, como terminais de ônibus, centros comerciais, feiras, UBSs e escolas. “Nós já temos esse trabalho sendo feito. Nós temos uma estrutura montada para contribuir também com a segurança pública”, disse.
Conforme o secretário municipal de Segurança Pública, Alberto Siqueira Neto, a nova unidade atuará no monitoramento da região central da cidade com o apoio de viaturas e guardas municipais. A intenção é tornar a atuação da guarda mais próxima das comunidades, com maior agilidade e presença em pontos estratégicos.