Do ATUAL
MANAUS – Pessoas que agendaram atendimento para o procedimento de obtenção da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Manaus e não comparecem, permanecem registrados no sistema, o que congestiona o site e mantém as vagas ocupadas, informa a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas).
Das 13,5 mil vagas disponibilizadas por dia, 45% dos agendados [6.075] não comparecem no dia do atendimento. A ausência não implica o cancelamento imediato e novos interessados não conseguem vaga de agendamento no sistema. A SSP informa que disponibiliza 900 vagas por dia em 15 unidades do PAC (Pronto-Atendimento ao Cidadão).
Desde abril o processo para emissão da nova identidade por agendamento no site da SSP-AM e da Polícia Civil do Amazonas apresenta número de vagas esgotadas.
Segundo a SSP, o número de vagas diárias é de acordo com a capacidade de atendimento de cada posto, incluindo o contingente de prioridades legais. A Secretaria de Segurança informa que mantém o atendimento para o dia seguinte à marcação.
A SSP diz que emitiu 60 mil CINs desde abril deste ano.
Em novas atualizações sobre o monitoramento nos PAC’s, a diretora do DPTC (Departamento de Polícia Técnico-Científica), da SSP-AM, Margareth Vidal, disse que ainda há muitos documentos prontos para serem entregues aos cidadãos. Assim, é importante o comparecimento desses aos postos.
“Há um considerável número de CINs que já estão à disposição dos solicitantes. Por isso, a população deve retornar ao PAC onde fez a solicitação e pegar a sua nova CIN”, disse.