MANAUS – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, neste sábado, dia 14, um mutirão para atender a população afrodescentente. A programação, por meio do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), aconteceu na Igreja Católica São Geraldo, das 8h às 16h, na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo. Foram oferecidos serviços de consultas médicas, exames preventivos de câncer do colo de útero (papanicolau), aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, vacinação, teste rápido para HIV, distribuição de preservativos, atividades recreativas e culturais e palestras sobre Saúde Bucal.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o trabalho foi realizado como forma de marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, data comemorada em todo o Brasil para promover reflexão sobre a inserção da população negra na sociedade brasileira. “As ações voltadas para a população negra na Atenção Primária seguem as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída em 2009, e que vem sendo executada rede municipal”, informa Homero de Miranda Leão.
A técnica responsável pelo Programa Municipal de Saúde da População Negra, assistente social Georgina Sarkis, destaca que durante a próxima semana as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão reforçando junto à comunidade o atendimento à população afrodescendente. “São ações de orientação e educação em saúde com rodas de conversas e palestras sobre os serviços disponíveis. O importante é que os profissionais estão preparados para observar os problemas de saúde que mais afetam a população afrodescendente, como é o caso da hipertensão e das doenças falciformes”, afirmou assistente social.
Mutirão
A coordenadora do mutirão em saúde, enfermeira Marie Kétly Vibert Franceschi, explicou que o evento foi organizado como uma forma de chamar a atenção da população sobre a importância da promoção da saúde integral e da prevenção às doenças. “O Disa Sul disponibilizou uma série de serviços para facilitar o acesso da população e informar sobre o atendimento que é realizado nas Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou Marie Franceschi.
Para a cozinheira Maria Aparecida da Silva Costa, 50 anos, o mutirão foi uma oportunidade para realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero. “Sou moradora do bairro São Geraldo e já faz um tempo que não faço o preventivo, e não tinha como perder essa oportunidade tão perto de casa”, afirmou Maria Aparecida.
(Da Semcom)