
Do ATUAL
MANAUS – O governador Wilson Lima informou nesta terça-feira (11) que 20 municípios do Amazonas serão alcançados pelo pleno de desenvolvimento de estratégias para adaptação à mudança do clima, o AdaptaCidades. O tema foi discutido durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, nesta terça-feira, em Brasília, e busca ampliar o diálogo do governo federal com as cidades, com a participação de 50 prefeitos amazonenses.
O encontro termina na quinta-feira (13); e o termo de adesão ao AdaptaCidades será assinado oficialmente nesta quarta-feira (12), segundo dia de evento. Para ser avaliado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o município precisa ser indicado pelo governo estadual.
“O objetivo da adesão a esse programa é a disponibilidade do governo federal em apoiar os municípios na construção de programas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, seja de uma grande cheia ou de uma seca severa”, explicou o governador Wilson Lima.
A seleção dos 20 municípios prioritários para o AdaptaCidades levou em consideração fatores populacionais relacionados aos riscos geo-hidrológicos, estiagem, cheia, deslizamentos, entre outros indicadores. Foram submetidos ao programa os seguintes municípios: Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Maués, Iranduba, Humaitá, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Autazes, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Borba, São Paulo de Olivença e Barreirinha.
De acordo com o programa, estão previstas ações como a capacitação de agentes locais, disponibilização de informações sobre os riscos climáticos, orientações para o planejamento em adaptação e a realização de oficinas para fortalecimento das capacidades técnicas de estados e municípios para elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas.
Encontro
De acordo com a AAM (Associação Amazonense dos Municípios), foram inscritos 51 prefeitos amazonenses, além de 16 vice-prefeitos e 80 vereadores. O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como propósito aproximar o governo federal dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, recursos e ferramentas voltados para prefeitos (as), governadores (as) e gestores estaduais e municipais.
O evento, que durante os três dias, vai oferecer mais de 170 atividades simultâneas, será dedicado a fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal, destacando a relevância estratégica da capital para o processo de articulação entre os entes federativos.