
Do Estadão Conteúdo
RIO DE JANEIRO – O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) notificou a Rede Globo, nessa sexta-feira, 11, após repercussões negativas sobre a ausência de representação racial na novela ‘Segundo Sol’, que será exibida a partir da próxima segunda-feira, 14. Apesar de ser ambientada na Bahia, Estado com o maior percentual de população negra, o elenco é majoritariamente composto por atores brancos.
A notificação, de teor recomendatório, aponta 14 exigências que devem ser cumpridas pela Rede Globo nos próximos dias. Em relação à novela, a emissora deverá realizar mudanças no roteiro para “assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras” e promover a “representação étnico-racial da sociedade brasileira, especialmente em cenários de população predominantemente negra”.
Outras recomendações feitas pelo MPT-RJ incluem a elaboração de um Plano de Ação para inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra, a realização de um censo entre trabalhadores com recorte de raça/cor e gênero e também um levantamento do número de artistas, jornalistas e comentaristas negros que atuam na emissora. A Rede Globo deverá ainda desenvolver ações de conscientização sobre racismo interna e externamente.
O Ministério Público concedeu prazo de dez dias para a comprovação de mudanças no caso relativo à novela e 45 dias para as demais recomendações. Caso a Rede Globo não cumpra, o órgão alerta que poderá ajuizar ação judicial.
Outro lado
Por meio de nota, a Comunicação da Globo afirma que recebeu a nota do Ministério Público e que respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito.
“Recebemos na data de ontem (sexta-feira) a Nota Recomendatória do Ministério Público do Trabalho, mas reafirmamos que a Globo respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial”, informou a assessoria da emissora.
Só me faltava essa!!!Cota no elenco !? Não entendi!Eu não aprovo muitos dos exageros que a globo comete ao abordar assuntos que não são da conta dela e costumam inclusive errar a “mão” em muitos deles mas,daí não ter liberdade de escolher seu próprio elenco!!… Dessa vez acho que não foi a globo que errou na dose,; o racismo e preconceito está vindo de outro órgão