Da Folhapress
MANAUS – Nas grandes cidades, eles já são uma febre. Motociclistas driblam o trânsito e disparam entre os carros. Motociclistas gostam de ouvir o ronco de sua moto, seja por prazer ou para “avisar” pedestres e motoristas que ‘estão na área’.
O exagero implica em consequências graves à saúde. Tamanha elevação do ruído traz riscos à saúde auditiva. Na pandemia de Covid-19, o aumento do número de motoboys circulando pelas ruas gerou um efeito colateral: cresceu o risco de perda auditiva entre esses pilotos em decorrência do barulho contínuo da moto em períodos ainda maiores do dia.
Pesquisa do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), nos Estados Unidos, comprovou que o ruído de motocicletas pode comprometer a saúde auditiva dos pilotos.
Especialistas são unânimes em afirmar que, dependendo do tempo de exposição, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna da orelha. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB.
O problema se agrava porque é comum motociclistas alterarem o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas, que elevam ainda mais o nível de ruído emitido pelas motos. Muitos adeptos alegam que o uso do escapamento ajuda porque chama a atenção dos motoristas de carro e pedestres desatentos.
Outra fonte de ruído perigosa para a audição é a buzina, que não deve ser usada de maneira intermitente, como hoje fazem os motoboys para abrir caminho no trânsito. E para piorar a situação, muitos ainda usam fones de ouvido para ouvir música em volume alto enquanto pilotam. Tudo isso junto pode causar danos ainda mais graves à audição.
Perda gradual
A fonoaudióloga Rafaella Cardoso, da Telex Soluções Auditivas, chama atenção para os riscos. “A exposição frequente a níveis sonoros elevados pode causar danos à audição. A perda é gradual e progressiva. Não é perceptível em um primeiro momento. Vai-se perdendo a audição de acordo com a maior intensidade de ruído e com tempo de exposição, ao longo dos anos. Isso depende também de outros fatores, como predisposição genética”, esclarece.
Estudo realizado pela Doutora em Engenharia de Produção Juliana de Conto, na Universidade Federal de Santa Catarina, também comprovou o problema. A pesquisa, que avaliou a exposição ao ruído de 17 mototaxistas de Balneário Camboriú (SC), mostrou que eles estão expostos a um nível de pressão sonora superior a 82,1 dB, com dose de ruído acima do permitido para o tempo de trabalho – 12 horas diárias. Dos mototaxistas estudados, oito apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e nove apresentaram alteração dos limiares tonais.
É importante lembrar que motocicleta barulhenta gera multa de trânsito, além de retenção do veículo. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os veículos devem ter suas características originais. E embora ainda exista pouca fiscalização, em muitas cidades brasileiras policiais e agentes municipais estão nas ruas autuando motociclistas por causa do escapamento irregular.
O BARULHO é só para dizer que está desobedecendo a lei de trânsito. Quem obedece as leis de trânsito não precisa nada disso. O bom é que ficaram surdos em breve…. e ai não vai adiantar chorar. Tarde de mais. Sejam felizes.
Uma falta de respeito com cidadao educado e civilizado, esses motoqueiros que gostam de barulho deveriam pensar nos efeitos colaterais que causam nas pessoas enfermas, crianças autistas ou pessoas depressivas – pioram em muito a situação dessas pessoas em estado vulneravel de saude!
Sem contar a maldade com os animais que tem a audição sensivel!
Motoqueiros que não querem entender isso e tem atitude egoistas achando que as pessoas sao exageradas, muito provavel sao cornos que usam o escapamento barulhento para avisar o ricardao que estao chegando em casa a 1 km de distancia.