
DO ATUAL
MANAUS — Adiantar o pagamento do Bolsa Família e implantar cisternas para garantir o abastecimento de água foram anunciadas pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para atender municípios no Amazonas em caso de seca severa no estado este ano.
O ministro se reuniu com o governador do Amazonas, Wilson Lima, com a secretária de Assistência Social amazonense, Kelly Paixão, e com representantes da Defesa Civil do Estado em Parintins.
Wellington Dias disse que é importante mitigar os impactos da chegada da seca com ajuda humanitária aos povos da região, ações preventivas que garantam o abastecimento de alimentos, água potável e energia, além de controle aos incêndios. Outra ação será apoiar os restaurantes populares para atender a população da capital e do interior.
Para evitar problemas com a navegação das embarcações – meios de transporte essenciais no deslocamento de moradores do interior -, o governo federal autorizou a execução de dragagem em dois pontos do Rio Madeira. Outros quatro editais abertos preveem as dragagens de trechos dos rios Amazonas e Solimões.
O governador Wilson Lima disse que, no momento mais crítico previsto para este ano, o estado deve precisar também de aeronaves. “O MDS é muito importante no sentido da ajuda humanitária, pois com a seca muitas comunidades podem ficar isoladas, sem comida e acesso à água potável”, disse. “Sozinho o estado do Amazonas não tem capacidade [de enfrentar o problema]”, completou.