Do ATUAL
MANAUS – A 5ª Mostra Manaus Filme Fantástico exibirá 130 curtas-metragens e 14 longas, de produções nacionais e internacionais, no Cineteatro Guarany, anexo ao Palácio Rio Negro, no Centro da capital. O evento começa nesta terça-feira (29) a partir das 14h e termina no dia 14 de novembro. A entrada é gratuita.
“A mostra começou focada em filmes de horror e suspense, mas expandimos nossa proposta para abarcar outras categorias como animações, videoclipes, documentários e filmes com temáticas LGBTQIA+”, diz Márcio Nascimento, do departamento de difusão cultural do evento.
O escritor e cineasta amazonense Márcio Souza, que morreu no dia 12 de agosto deste ano aos 78 anos, será homenageado.
“O cinema como uma arte está vinculado à sociedade, ao seu momento e, de certa forma, ao perfil da sua época. A arte não é só forma, ela é conteúdo. E, se é conteúdo, ela está comprometida com as questões do nosso tempo. É fundamental que ela possa se colocar de uma forma assim, mais vibrante, mais verdadeira, que não seja só o bonitinho”, diz Otoni Mesquita, mestre em História e Crítica da Arte e ex-professor da Ufam (Universidade Federal do Amazonas).
A mostra também atrai cineastas de outras regiões do Brasil. “Ano passado recebemos cineastas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Esse contato é enriquecedor e valoriza ainda mais o nosso evento”, diz Márcio.
O Cineteatro Guarany tem capacidade para 96 pessoas e estrutura de projeção em Full HD. “Além de exibir filmes, a mostra também é um formador de plateia. É um espaço para a juventude, para quem gosta de cinema e para quem sente falta das salas de rua que já tivemos no centro”, diz Márcio.