Por Daisy Melo, da Redação
MANAUS – Após anos de registros negativos, a expectativa do comércio de Manaus é aumentar em 2,5% as vendas para o Dia das Mães, celebrado este ano no dia 14 de maio. Apesar da projeção otimista, os representantes do setor são cautelosos e classificam a recuperação como tímida. Joias, lingerie, calçados, confecções e perfumes são os produtos com maiores intenções de compra, conforme pesquisa da CDL-Manaus Câmara dos Dirigentes Lojistas). O setor espera receita bruta de R$ 128 milhões, segundo projeções da entidade.
“Este ano deve ser um pouco melhor do que no ano passado. Em termos gerais da economia, há uma recuperação, mas lenta, ainda não consolidada, tímida. A expetativa é que o último trimestre seja melhor com a recuperação dos empregos”, disse o vice-presidente da CDL-Manaus, Raul Andrade, acrescentando que para o Dia das Mães deste ano não há perspectivas de “grandes contratações”. “O comércio está fazendo de tudo para não demitir”, afirmou.
A presidente da Alasc (Associação dos Lojistas do Amazonas Shopping), Mercedes Braz, informou que a expectativa no segmento é de alta de 1,5% a 2% para o período. “Os shoppings estão fazendo suas ações. O último ano bom foi 2014. Há sinais de melhora, contratação em segmentos mais voltados para o Dia das Mães, mas ainda é cautelosa”, disse.
Conforme pesquisa de intenção de compra divulgada pela CDL Manaus, o valor médio de compras para a data é de R$ 185. Segundo a sondagem, 20% dos entrevistados pretendem presentear com vestuário e lingerie. Perfumaria aparece em segundo lugar (14,1%) e, em terceiro (0,7%), estão os restaurantes uma vez que o ‘presente’ previsto é um almoço ou jantar.
Dos entrevistados, 35% afirmaram que vão comprar itens entre R$ 50 a R$ 100; 20% deve gastar entre R$ 100 a R$ 150; 10% entre R$ 200 a R$ 250; e 15% acima de R$ 500. A despesa média com o presente do Dia das Mães sai, portanto, por R$ 185. Em termos de local de compra, 60% disseram que vão adquirir o presente em shopping, 20% em lojas de departamento e 10% no Centro da cidade.
Promoções
Os shoppings de Manaus já anunciaram campanhas promocionais para a data. A cada R$ 300 em compras, o cliente do Sumaúma Park Shopping, no bairro Cidade Nova, irá ganhar um cupom para participar do sorteio de dois carros modelo HB20 e também ganhará uma bolsa personalizada. Com R$ 200 em compras mais R$ 10, o cliente do Millennium Shopping irá receber uma lunch bag. O período válido da promoção é de 24 de abril a 14 de maio e o posto de troca dos cupons fiscais pela bolsa fica em frente à praça de alimentação.
No Ponta Negra Shopping, os clientes que efetuarem compras no valor de R$ 250 poderão escolher entre uma nécessaire ou uma mini sessão fotográfica com a fotógrafa Graciella Kaneblai.
No Via Norte, a cada R$ 250 em compras, o cliente ganha ingresso para o show do cantor Wesley Safadão. O Bloco Vai Safadão será realizado, no Sambódromo de Manaus, no sábado, 13, véspera do Dia das Mães, no Sambódromo. No mesmo evento, ocorrem shows de Léo Santana e João Victor e Rodrigo. A promoção vai até 12 de maio. A troca dos cupons pelo ingresso pode ser feita das 8h às 21h, em um posto localizado no segundo piso.
Segundo Natal
Nacionalmente, a data é considerada a segunda melhor para o comércio depois do Natal. A projeção é que as compras devem injetar R$ 14 bilhões, conforme pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Conforme estimativas das instituições, 73% dos brasileiros devem comprar presente, mas apenas 10% pretendem gastar mais do que no ano passado. A necessidade de economizar (46%) e as dificuldades financeira (29%) são os motivos apresentados por aqueles que pretendem gastar menos. De acordo com a pesquisa, 28% dos entrevistados declararam ter atualmente alguma conta em atraso.
O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, diz que o Dia das Mães pode servir de termômetro para atividade varejista. “Há alguns sinais ainda incipientes de que o varejo deve iniciar uma trajetória lenta de recuperação a partir deste semestre. De modo geral, a pesquisa demonstra que o brasileiro está cauteloso, mas ainda disposto a não deixar a data passar em branco”, disse.