
Do ATUAL
MANAUS – A natureza é inspiração de Trama Amazônica, exposição do artista plástico Jair Jacqmont no Museu Amazônico, em Manaus. O artista retrata formas da flora amazônica em telas multicoloridas. É a segunda edição da exposição que inclui novos trabalhos.
Para o diretor do Museu Amazônico, Dysson Teles, a arte de Jacqmont proporciona oportunidade para aprofundar a percepção sobre a essência material da cultura amazônica.
Jair Jacqmont disse que Manaus também é uma inspiração frequente para as obras. Elementos como ripões, madeira e chitão compõem as telas com elementos geométricos.
“Minha proposta é estimular a criatividade por meio da fusão de materiais e conceitos inusitados, permitindo que o público perceba novas possibilidades dentro da arte”, diz Jacqmont.
A museóloga Lucimery Ribeiro explica que as obras mostram o conceito de reaproveitamento na arte. “A instalação feita com ripas e chitão é um ponto-chave da exposição, pois representa uma releitura dos materiais e enfatiza o conceito de reutilização na arte”.
O Museu Amazônico está localizado na Rua Ramos Ferreira, 1036 – Centro de Manaus. A visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. A entrada é gratuita.