O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

INSS atrasa mais perícias com nova paralisação de médicos

8 de fevereiro de 2022 Economia
Compartilhar
INSS
Agência do INSS: atendimento prejudicado por greve (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Por Suzana Petropouleas, da Folhapress

SÃO PAULO – Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com perícia agendada para esta terça (8) foram até as agências e se depararam com cancelamento dos atendimentos causado por nova paralisação dos médicos peritos. A categoria anunciou greve nesta terça e quarta, afetando cerca de 25 mil perícias agendadas ao dia.

É a segunda mobilização dos profissionais em oito dias. Na segunda (31), os peritos pararam por 24 horas.

Na agência do Glicério, região central de São Paulo, as perícias afetadas pela paralisação foram remarcadas para cerca de duas semanas depois. Foi a segunda vez que o frentista Edinilson Oliveira Aguiar, 38, tentou realizar a sua, após ser atropelado na véspera do Natal, em 24 de dezembro.

Na primeira tentativa, marcada para 21 de janeiro, seu médico não compareceu por motivo de saúde, diz ele. Nesta terça, caminhando com auxílio de muletas, Edinilson voltou para casa novamente sem ser examinado. A perícia foi remarcada para dia 22 de fevereiro. Até lá, o frentista segue sem renda e sem o atendimento exigido para a concessão do auxílio-doença. “É um descaso. Só fui informado da greve quando cheguei no local. Dizem que não há nada a fazer”.

Aqueles que não forem atendidos devido à paralisação das atividades devem ter a perícia remarcada pelo próprio INSS até o meio-dia do dia seguinte ao atendimento cancelado, segundo a portaria nº 922 do INSS, publicada em setembro.

A portaria estabelece ainda que a nova data do agendamento deve estar disponível para consulta a partir das 13h do dia seguinte ao cancelamento, no site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Na última paralisação dos peritos, no dia 31 de janeiro, o INSS informou que seus servidores faziam a remarcação do atendimento na agência. A agenda, porém, tinha nova vaga apenas para mais de 15 dias depois da data original, o que prolonga a espera pelo pagamento do auxílio-doença.

A perícia é exigida para benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadorias por incapacidade permanente ou para pessoa com deficiência e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), a mobilização é feita após tentativas frustradas de negociação com o ministério. A principal demanda da categoria é a realização de encontro presencial com o ministro Onyx Lorenzoni para discussão de temas como reajuste salarial de cerca de 20%.

Os peritos reivindicam também outras mudanças como a realização de concurso para suprir 3.000 vagas, distribuição igualitária de agendamentos entre os profissionais dos turnos da manhã e tarde, direito a feriados e recessos sem atendimentos e o fim de espaços na agenda sem atendimentos.

Notícias relacionadas

Brasil se firma como fiador da segurança alimentar global

Aneel prevê alta de 9,4% na conta de luz em 2026

Aposentado ou pensionista que votar não precisará fazer Prova de Vida

Âmbar pede para quitar dívida com redução da tarifa ao consumidor

Apenas 29% das pessoas com deficiência têm emprego formal

Assuntos INSS, médicos, paralisação, perícias
Murilo Rodrigues 8 de fevereiro de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

O candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Política

Em agenda no Rio, Flávio Bolsonaro cobra divulgação de investigações sobre Lula, Master e INSS

12 de setembro de 2026
Dia a Dia

Inep divulga lista final dos aprovados no Revalida; são 5.666 habilitados

11 de setembro de 2026
Previdencia-Social-Marcello-Casal-Junior-Agencia-Brasil.jpg
Dia a Dia

Mendonça solta ex-procurador-geral do INSS preso na Operação Sem Desconto

9 de setembro de 2026
Entregadores de alimentos Delivery
Economia

Apenas 1 a cada 5 motociclistas de aplicativo tem garantia previdenciária

4 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?