
Da Redação
MANAUS – Uma aula pública, na sexta-feira, 20, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus, pretende chamar atenção da Cúpula do Clima da ONU, que ocorre na segunda-feira, 23, em Nova York, para o debate sobre a crise climática. O evento, às 17h30, é promovido pelo Fridays for Future Brasil e faz parte de mobilização mundial que promoverá entre os dias 20 a 27 e setembro ações de conscientização ambiental na ‘Semana pelo Futuro e pela Justiça Climática’. Em Manaus haverá manifestação às 15h, na Praça da Saudade.
Conforme a representação no Amazonas do Fridays for Future em Manaus, a aula pública ‘Amazônia e as Mudanças Climáticas’ na sexta-feira, 20, abre a programação para sensibilização da população sobre a crise ambiental. Nos dias 21 e 23 de setembro, estudantes estarão no terminal de ônibus 1, na Avenida Constantino Nery, zona centro-sul, e terminal 4, Avenida Camapuã, zona norte, para falar sobre as mudanças climáticas.
Nayara Almeida, integrante do Fridays for Future Brasil, diz que a intenção é também defender pesquisas de cientistas sobre o assunto. “Segundo 99% dos estudos climáticos, nosso tempo de existência na Terra está se esgotando e, a cada momento sem uma atitude climática efetiva, o risco de um colapso ambiental cresce rapidamente”, disse.
Segundo Nayara, no Brasil são mais de 30 cidades confirmadas para as manifestações dos dias 20 a 27, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Ponta Grossa (PR), Vitória (ES), Manaus e Salvador. Nas grandes cidades, há participação de ONGs e outras organizações sociais.
Esta é terceira ‘greve mundial’ pelo clima da qual o Brasil participa, segundo a Future Brasil. A primeira aconteceu no dia 15 de março de 2019, quando surgiu o grupo no país, e a segunda em 24 de maio, com 37 cidades mobilizadas.