
Do ATUAL
MANAUS – Os agricultores familiares no Amazonas que sofreram 50% de perdas da produção por conta de eventos climáticos, como chuvas e secas intensas e aderiram ao programa Garantia Safra, do Governo Federal, começaram a receber o auxílio de R$ 1,2 mil. O repasse foi liberado na terça-feira (18).
Nesta primeira etapa, 375 agricultores dos municípios de Guajará e de Envira (distantes a 1.476 e 1.208 quilômetros de Manaus, respectivamente), na Bacia do Juruá, foram contemplados informou a Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural).
Segundo Heitor Liberato, coordenador do Garantia Safra no Amazonas, foram beneficiados 199 agricultores familiares em Guajará e 176 em Envira.
“Sabemos que muitas áreas foram severamente atingidas durante o último período de estiagem, o que leva os agricultores a buscar ajuda para mitigar suas perdas, e a adesão ao Garantia Safra é um dos meios de apoio disponibilizados pelo governo”, diz Liberato.
No Brasil, 558.686 agricultores familiares de 744 municípios em 11 estados foram contemplados. O total de recursos é de R$ 670 milhões para amenizar prejuízos. São contemplados agricultores com área plantada entre 0,6 e 5 hectares (um hectare equivale a uma área de 100 metros de largura por 100 metros de comprimento), segundo informação do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).
“Além de reduzir os impactos das perdas causadas pelas adversidades climáticas, o programa contribui para a permanência das famílias no campo e para a sustentabilidade da produção agrícola”, diz Vanderley Ziger, secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, do MDA.
No Amazonas, o programa foi implementado em 2021 e o primeiro pagamento ocorreu em 2023 para amenizar as perdas das safras de 2021/2022 e 2022/2023. Nas duas safras foram beneficiados 586 agricultores familiares de quatro municípios: Eirunepé, Ipixuna, Envira e Guajará.