O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Governo lança portal com informações sobre mercado de trabalho

1 de julho de 2015 Economia
Compartilhar
Em relação ao primeiro trimestre de 2014, a queda neste início de ano no Amazonas foi de
O sistema contará também com dados do mercado informal, seguro-desemprego, abono salarial e FGTS

BRASÍLIA – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta quarta-feira, 1, um banco de dados online com informações sobre o mercado de trabalho no País. A plataforma integra, inicialmente, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O sistema contará também com dados do mercado informal, seguro-desemprego, abono salarial e FGTS.

As atualizações serão mensais e ocorrerão em conformidade com as divulgações do ministério. Os cruzamentos de informações e dados sobre o emprego estarão disponíveis através do portal lançado. O ministro interino da pasta, Francisco Ibiapina, afirmou que o objetivo do portal é integrar em um ambiente único todos os dados para gerenciar melhor as ações do governo sobre o mercado de trabalho.

“Todos os Estados e municípios terão dados no portal e esperamos que essa iniciativa auxilie as políticas públicas de emprego no Brasil”, disse Ibiapina. O sistema já começou a funcionar e está disponível no endereço eletrônico do MTE.

Caged

O novo portal com dados sobre o mercado de trabalho no País não substituirá as divulgações mensais que a pasta realiza. Os dados do Caged continuarão a ser divulgados mensalmente pelo MTE. A partir de agora, após as divulgações mensais, os números estarão disponíveis também para que sejam cruzados através do novo portal.

No site, já é possível visualizar dados do último Caged e cruzar com informações anteriores da divulgação tanto do País como de todos os Estados e municípios do Brasil. É possível visualizar, por exemplo, o estoque absoluto de empregos com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Caged e do Sirett. O sistema ainda não conta com informações sobre o mercado informal de trabalho, mas a integração desses dados à plataforma está nos planos do ministério.

A nova ferramenta lançada pelo MTE cruza dados relacionados ao emprego e cria gráficos para avaliação. Através do portal, é possível visualizar se o trabalhador foi desligado por justa causa ou sem justa causa, por exemplo. O desempenho dos setores continuará disponível, como já acontece na divulgação do Caged. As ocupações por setores também poderão ser visualizadas com a ferramenta. Em uma pesquisa avançada, o dispositivo separa as informações por ano, período, faixa salarial, sexo, ocupação, entre outras possibilidades. O usuário tem a possibilidade de selecionar os dispositivos que atendem à demanda através do portal.

O comportamento dos rendimentos dos trabalhadores também está disponível. É possível visualizar os Estados que têm uma maior ou menor variação de salários médios no mês. Neste caso, é possível ver a evolução do salário médio, variação relativa e absoluta do salário médio. Os dados de massa salarial estarão disponíveis a partir dos últimos 6 meses até os últimos 7 anos, possibilitando que o usuário realize uma comparação de curto e longo prazo quanto ao indicador. Os dados de rendimento também poderão ser separados por setor.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Entre usuários de internet, 32% foram alvos de tentativa de golpe

Empresários chineses conhecem ZFM e avaliam novos investimentos

BNDES valida consórcio que vai elaborar negócios do Pró-Urânio

Aneel mantém taxa de energia na conta de luz para setembro

Prazo para pagar automóvel pelo Move Brasil será de 7 anos

Assuntos Amazonas Atual, internet, portal
Valmir Lima 1 de julho de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Golpistas utiliam aplicativo falso para siumular reembolso de descontos indevidos de segurados do INSS (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Entre usuários de internet, 32% foram alvos de tentativa de golpe

31 de agosto de 2026
Adesivaço de carros em campanha eleiroral: TSE fixa limite de gasto para candidatos no Amazonas (Foto: AM ATUAL)
Política

Propaganda eleitoral estará liberada domingo nas ruas e na internet

14 de agosto de 2026
Nova regra obriga redes sociais a divulgarem acesso de crianças e adolescentes (Foto: ABr/Acervo)
Dia a Dia

Internet: provedores devem divulgar acesso de crianças e adolescentes

12 de agosto de 2026
internet
Dia a Dia

Vício em redes sociais gera riscos para o cérebro e afeta comportamento

2 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?