Do ATUAL
MANAUS – Ao encerrar a primeira noite do 57º Festival Folclórico de Parintins, na madrugada deste sábado (29), o Bumbá Garantido apostou na “Origem da Vida”, tema deste ano, para interromper a sequência de vitórias do rival Caprichoso. Maior vencedor do festival com 32 título contra 25 do rival, o Garantido não vence desde 2022. O Caprichoso acumula três títulos seguidos.
Pelo que mostrou na arena na primeira noite, a disputa pelo troféu de 2024 será acirrada. Com o tema “Menina dos Olhos do Mundo”, o boi do coração contou a história de resistência dos Sateré-Mawé, uma das maiores comunidades indígenas do Brasil.
O bumbá também usou efeitos especiais para dar vida às alegorias. Uma delas foi da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, que se transformou em uma onça ao entrar na arena.
Item principal do festival, o boi Garantido apareceu na arena ao sair de dentro da alegoria Beija-Flor e empolgou a galera vermelha no Bumbódromo.
O vermelho predominou nas alegorias e formou contraste harmonioso com o amarelo, o branco e tons de verde e rosa. Assim como o rival, o Garantido também usou guindaste para colocar na arena alguns itens e alegorias. Não houve incidentes com o equipamento.
Apenas o módulo do qual a sinhazinha Lívia Cristina desceu sofreu uma avaria ao bater em uma estrutura dentro do Bumbódromo.
O presidente do Garantido, Fred Góes, se emocionou no final da apresentação. “O coração está louco para revelar os grandes segredos. Posso dizer que o coração está bem, fechando a primeira noite sem nenhum estresse e com a nossa galera pronta para explodir. O artista é o vetor de todos nós, porque é ele quem nos anima e nos coloca para o alto”, disse.